Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Marko Arnautovic, de futebolista escandaloso a pilar importante para a Áustria

SID
Marko Arnautovic continua a ser referência na Áustria
Marko Arnautovic continua a ser referência na ÁustriaProfimedia
Quando Marko Arnautovic gozou com um polícia e disse que podia "comprar-lhe a vida", ainda era uma pessoa diferente. Um "enfant terrible", um malandro altamente talentoso e imprevisível que causou alguns escândalos no Werder Bremen. Doze anos depois, o experiente é considerado um dos maiores trunfos da Áustria para o Europeu.

Acompanhe as incidências da partida

A notável transformação do avançado, hoje com 35 anos, de "Astronautovic" em Sr. Arnautovic tem muito a ver com a sua mulher Sarah e as suas duas filhas.

"Marko amadureceu mais uma vez como pessoa e como homem de família. Também tivemos uma conversa estranha sobre a família, sobre o pai dele, sobre o meu pai. Valorizo o Marko não só como jogador, mas também como pessoa", disse Ralf Rangnick, selecionador da Áustria.

Esta evolução foi um longo processo. Arnautovic cresceu como filho de pai sérvio e mãe austríaca num bairro de Viena-Floridsdorf, aprendeu a jogar futebol nos campos do seu país de origem e os seus colegas mais tarde cumpriram pena na prisão. Mas ele não, só levou a rebeldia com ele. O seu talento levou-o inicialmente ao Inter de Milão, via Países Baixos, em 2009, onde José Mourinho o acusou de ser um "tipo fantástico com a atitude de uma criança", depois de Arnautovic se ter atrasado várias vezes, entre outras coisas.

Depois da sua passagem pelo Werder Bremen (2010 a 2013), Arnautovic foi para a Premier League, para o Stoke City e depois para o West Ham United. Depois de dois anos na China, seguiu-se um regresso a Itália, onde viveu algo como a sua terceira primavera como jogador emprestado pelo Bolonha ao Inter de Milão na época passada. Sete golos em 35 jogos são números respeitáveis para a sua idade.

Arnautovic "ainda pode fazer a diferença"

Arnautovic é um jogador-chave para Rangnick no jogo de terça-feira contra a Turquia, pelos oitavos de final do Europeu. Uma vez que o atual capitão David Alaba está de fora devido a uma rotura dos ligamentos cruzados, Arnautovic marca o ritmo em campo, lidera a equipa "exatamente como é, à sua maneira, também com razão", disse Rangnick, que confia em Arnautovic na linha da frente desde o segundo jogo da fase de grupos contra a Polónia. Arnautovic retribuiu prontamente a confiança com um penálti convertido.

Arnautovic não tinha a certeza se ele e Rangnick encaixariam bem quando Rangnick assumiu a seleção em 2022, tendo em conta o ADN de jogo que Rangnick tinha incutido no Red Bull Salzburg e no RB Leipzig.

"Na altura, pensei que a escola do Red Bull vinha até nós e que agora ia ser um pouco difícil para mim, porque nunca tinha jogado este jogo de pressão na minha carreira", disse Arnautovic.

Mas o selecionador foi rápido em dissipar qualquer preocupação. "Ele ainda é rápido o suficiente", disse Rangnick, "talvez não mais para a ala, mas certamente para o centro, e tem todas as qualidades que um avançado precisa de ter".

Os números de Arnautovic
Os números de ArnautovicFlashscore

Arnautovic é também um jogador que "ainda pode fazer a diferença" em 2024. Ao contrário de outras coisas, isto provavelmente nunca irá mudar.