Mbappé dá, Lewandowski tira: Polónia deixa França no segundo lugar
Recorde as incidências do encontro
Kylian Mbappé foi a primeira grande novidade do encontro. Depois de ficar de fora do último jogo, o camisola 10 de França regressou ao onze de Deschamps e, adivinhe-se, estreou-se a marcar numa fase final de um Campeonato da Europa, depois de uma primeira parte de claro domínio francês.
Com um olho no outro jogo do grupo, a França estava obrigada a vencer para ambicionar terminar a primeira fase do torneio, que decorre na Alemanha, no primeiro lugar. Atendendo à primeira parte, até parecia um objetivo bastante exequível.
Logo aos 11 minutos, Theo Hernandez protagonizou a primeira grande oportunidade para a seleção francesa, mas foi também aí que apareceu pela primeira vez um dos nomes forte do jogo: Lukasz Skorupski.
Leia a crónica do Países Baixos-Áustria
O guarda-redes polaco esteve em plano de destaque nos primeiros 45 minutos, adiando aquilo que viria a confirmar-se inevitável no arranque da segunda metade. Antes disso, Ousmane Dembélé (19 minutos), depois de uma brilhante jogada individual, e Kylian Mbappé (42' e 45') bem tentaram, mas não conseguiram fazer a desfeita ao guardião polaco.
Ao intervalo a Áustria era líder, em virtude da vantagem pela margem mínima, mas logo nos primeiros minutos da segunda parte os Países Baixos empataram e subiram ao primeiro lugar. Até que, aos 54 minutos do encontro em Dortmund, Mbappé colocou a França em vantagem... e na frente do Grupo D. Mas tudo viria a mudar.
Aos 78 minutos, Lewandowski restabeleceu a igualdade, também na conversão de um penálti, e tornou-se no 3.º jogador a marcar em quatro Euros. No outro jogo, o Países Baixos-Áustria estava um verdadeiro rebuliço.
Para que o final fosse diferente, a França precisava de mais um golo e ainda insistiu, com Deschamps a colocar a carne toda no assador para os instantes finais, mas a Polónia agarrou-se bem ao empate.
Homem do jogo Flashscore: Kylian Mbappé (França)