Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mbappé dá, Lewandowski tira: Polónia deixa França no segundo lugar

Rodrigo Coimbra
Atualizado
Mbappé de regresso ao onze
Mbappé de regresso ao onzeAFP/Opta by Stats Perform
Numa tarde de emoções fortes no grupo D, a França andou cima a baixo, cima a baixo, até que terminou no segundo lugar, por conta do empate frente à Polónia (1-1) e da vitória da Áustria diante os Países Baixos (2-3). A seleção de Didier Deschamps ainda esteve em vantagem, mas consentiu o empate a pouco mais de 10 minutos do final do encontro.

Recorde as incidências do encontro

Kylian Mbappé foi a primeira grande novidade do encontro. Depois de ficar de fora do último jogo, o camisola 10 de França regressou ao onze de Deschamps e, adivinhe-se, estreou-se a marcar numa fase final de um Campeonato da Europa, depois de uma primeira parte de claro domínio francês.

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Com um olho no outro jogo do grupo, a França estava obrigada a vencer para ambicionar terminar a primeira fase do torneio, que decorre na Alemanha, no primeiro lugar. Atendendo à primeira parte, até parecia um objetivo bastante exequível.

Logo aos 11 minutos, Theo Hernandez protagonizou a primeira grande oportunidade para a seleção francesa, mas foi também aí que apareceu pela primeira vez um dos nomes forte do jogo: Lukasz Skorupski.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Leia a crónica do Países Baixos-Áustria

O guarda-redes polaco esteve em plano de destaque nos primeiros 45 minutos, adiando aquilo que viria a confirmar-se inevitável no arranque da segunda metade. Antes disso, Ousmane Dembélé (19 minutos), depois de uma brilhante jogada individual, e Kylian Mbappé (42' e 45') bem tentaram, mas não conseguiram fazer a desfeita ao guardião polaco.

Ao intervalo a Áustria era líder, em virtude da vantagem pela margem mínima, mas logo nos primeiros minutos da segunda parte os Países Baixos empataram e subiram ao primeiro lugar. Até que, aos 54 minutos do encontro em Dortmund, Mbappé colocou a França em vantagem... e na frente do Grupo D. Mas tudo viria a mudar.

Aos 78 minutos, Lewandowski restabeleceu a igualdade, também na conversão de um penálti, e tornou-se no 3.º jogador a marcar em quatro Euros. No outro jogo, o Países Baixos-Áustria estava um verdadeiro rebuliço.

Para que o final fosse diferente, a França precisava de mais um golo e ainda insistiu, com Deschamps a colocar a carne toda no assador para os instantes finais, mas a Polónia agarrou-se bem ao empate.

Homem do jogo Flashscore: Kylian Mbappé (França)

O raio de ação de Mbappé
O raio de ação de MbappéAFP/Opta by Stats Perform