Montella deixa Turquia a sonhar com futuro risonho
"É um ótimo começo para mim. Os jogadores deram o seu melhor, deram o máximo em campo, e quero felicitá-los". Foi com estas palavras que Vincenzo Montella saudou a grande vitória em casa frente à Croácia, na estreia como selecionador da Turquia, uma seleção que procurava a redenção com ele após a saída de Kuntz. E encontrou-a.
O treinador napolitano, que está no país há dois anos, levou a seleção turca a garantir o primeiro triunfo fora de casa contra a Croácia, um resultado que foi histórico não só pela singularidade, mas também porque permitiu à sua equipa ultrapassar o conjunto dos Balcãs na classificação e alcançar o primeiro lugar do grupo, ainda que com um jogo a mais.
Após dois anos no campeonato turco e uma rápida integração na cultura local, o antigo treinador da Fiorentina e do AC Milan vive assim uma segunda juventude como selecionador, à qual tinha prometido dar um novo fôlego. Com Hakan Çalhanoglu como capitão, e a atuar como trequartista, o médio do Inter conseguiu conquistar o campo croata sem ter ao seu lado jogadores como Cengiz Under, Demiral e a jovem estrela Guler.
O próprio Montella, após o jogo, quis sublinhar a importância do que tinha conseguido, uma vez que se tratava da primeira derrota da Croácia nesta fase de qualificação: "Todos os nossos jogadores foram fantásticos esta noite.Temos jovens avançados muito promissores, por isso penso que o futuro do futebol turco é bastante risonho".
Para já, este renascimento parece estar a ser bem-sucedido. No entanto, caberá agora a Montella confirmá-lo já no domingo, contra a Letónia, onde uma vitória poderá praticamente garantir a qualificação para o próximo Campeonato da Europa, o objetivo para o qual foi contratado.