Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Noite histórica na Roménia ensombrada pelo grupo "Unidos pela tricolor"

Costel Demian
Frente comum contra o grupo "Unidos pela Tricolor"
Frente comum contra o grupo "Unidos pela Tricolor"Profimedia
A seleção nacional da Roménia teve uma noite negra, num dos seus dias mais importantes dos últimos anos. Com uma hipótese real de se qualificar para o Euro-2024, a Roménia precisava do apoio incondicional dos adeptos romenos.

Recorde as incidências da partida

O jogo contra o Kosovo era muito importante para as contas do grupo I, já que a Roménia estava invicta no início da segunda volta da qualificação.

O jogo entre a Roménia e o Kosovo era visto como um jogo com risco de incidentes nas bancadas. Tanto mais que os adeptos do grupo "Unidos sob a bandeira tricolor" comportaram-se da mesma forma no Kosovo e anunciaram as suas intenções antes do jogo desta terça-feira à noite.

"Esta noite, a equipa tricolor vai defrontar o representante do futebol de uma região que a Roménia não reconhece como Estado independente, respeitando a verdade histórica de que este território foi ilegitimamente separado do novo país vizinho, a Sérvia. Depois de o nosso hino ter sido vaiado por todo o estádio durante a primeira mão em Pristina, e de os adeptos romenos terem sido alvo de insultos contínuos e repetidos por parte dos adeptos kosovares, com um grande número de adeptos a serem expulsos, detidos, agredidos e multados apenas por afirmarem uma verdade histórica que também foi sublinhada a nível estatal, chegou a hora da segunda mão" foi a mensagem que o grupo publicou algumas horas antes do jogo.

No entanto, os adeptos conseguiram levar para o estádio uma faixa onde se lia "O Kosovo é a Sérvia". Além disso, entoaram repetidamente esta frase.

Tudo isto levou à interrupção do jogo e a um coro de assobios a desaprovar o gesto "Unidos sob a bandeira tricolor". O capitão da Roménia, Nicușor Stanciu, tentou falar com os adeptos daquele setor, mas sem sucesso. Afinal, o que há para falar com adeptos que não estavam ali para apoiar a seleção, mas para atingir os seus objetivos "políticos"? As suas tentativas de entoar cânticos foram cobertas pelos mais de 25.000 espectadores presentes no estádio.

No entanto, os jogadores do Kosovo protestaram e saíram do relvado, com o árbitro a mandar as duas equipas para os balneários. Após cerca de 40 minutos, o jogo foi reiniciado. No final, a Roménia ganhou o jogo confortavelmente, mas espera-se agora pelas sanções que a UEFA irá impor.