Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Notas da convocatória de Portugal: Ronaldo recordista e quatro estreantes

Bruno Henriques
Cristiano Ronaldo vai para o sexto Europeu
Cristiano Ronaldo vai para o sexto EuropeuFPF
Os 26 convocados de Portugal foram conhecidos esta terça-feira. Uma mistura de experiência e juventude à disposição de Roberto Martínez.

Capitão de equipa, Cristiano Ronaldo está a caminho de (mais um) recorde. Convocado para o Euro-2024, o avançado de Portugal vai participar no sexto Campeonato da Europa (2004, 2008, 2012, 2016 e 2020) e isolar-se como o jogador que mais edições desta prova jogou, sendo que antes partilhava este registo com Iker Casillas (cinco).

De resto, Ronaldo é um dos quatros campeões europeus de 2016. Rui Patrício, Pepe e Danilo Pereira são os outros.

Em sentido inverso, existem quatro jogadores que se vão estrear em grandes torneios de seleção. Gonçalo Inácio, João Neves, Francisco Conceição e Pedro Neto foram convocados pela primeira vez para uma grande prova, sendo que o central do Sporting nunca o fez sequer nas seleções de formação.

Se olharmos para a convocatória do Mundial-2022, Raphael Guerreiro, William Carvalho, João Mário, Ricardo Horta e André Silva ficaram de fora.

Confira a lista completa de convocados

O PSG é o clube mais representado com quatro jogadores (Nuno Mendes, Danilo Pereira, Vitinha e Gonçalo Ramos). Em 2020 tinha sido o Wolverhampton a dar mais atletas. Em termos portugueses, o FC Porto é quem tem mais atletas com Diogo Costa, Pepe e Francisco Conceição. Benfica (António Silva e João Neves) e Sporting (Gonçalo Inácio) são os outros dois emblemas lusos representados.

Dos 26 convocados, nove jogam em Inglaterra (José Sá, Diogo Dalot, Rúben Dias, Nélson Semedoo, João Palhinha, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Diogo Jota e Pedro Neto). Existem ainda representantes em Itália (Rui Patrício e Rafael Leão), Espanha (João Cancelo e João Félix) e Arábia Saudita (Otávio, Rúben Neves e Cristiano Ronaldo), além de França e Portugal, já mencionados.