Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O favorável cenário da Irlanda contra os Países Baixos: derrota garante play-off

César Suárez
Ferguson passa a bola por Masouras, da Grécia
Ferguson passa a bola por Masouras, da GréciaAFP
O jogo entre a Irlanda e os Países Baixos, a 18 de novembro, tem muito em jogo. Os neerlandeses precisam de ganhar para garantir o seu lugar no Euro-2024. O que farão os verdes perante o seu público e o que fará a UEFA para evitar um resultado favorável a ambas as equipas?

É uma situação complicada porque, qualquer que seja o resultado, estará sob suspeita. Uns precisam de ganhar. Outros precisam de perder. E todos acabariam por ficar satisfeitos. Todos menos a Grécia, claro, que ficaria sem o apuramento direto para o Campeonato da Europa e sem a possibilidade de disputar o play-off.

Por isso, a UEFA terá de estar atenta ao que vai acontecer no confronto entre a Irlanda e os Países Baixos.

Classificação atual
Classificação atualFlashscore

Os irlandeses não têm a possibilidade de se qualificarem automaticamente, mas têm a possibilidade de se qualificarem através do play-off. Para a Irlanda estar nessa fase, não pode haver mais de sete equipas acima dela na classificação da última Liga das Nações que não se tenham qualificado automaticamente para o Campeonato da Europa.

Os Países Baixos são uma dessas equipas que estão neste momento à frente. Se vencerem a Irlanda, estarão no Euro, deixando de fora a Grécia, que ficou abaixo dos verdes na Liga das Nações. Mas se perderem, os gregos têm boas hipóteses de passar como segundos classificados do grupo, deixando a Laranja Mecânica num play-off que deixaria a Irlanda de fora.

O biscoito vai estar debaixo de olho porque, se ganharem, os irlandeses dizem adeus às suas hipóteses. Mas se perderem, mantêm-nas vivas.