Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O sonho espanhol de uma dobradinha no verão: Euro e Jogos Olímpicos

David Olivares
Gavi festeja um golo com Ansu Fati e Asensio
Gavi festeja um golo com Ansu Fati e AsensioRFEF
O futebol masculino sub-23, com apenas três exceções fora desse escalão etário, faz com que os Jogos Olímpicos sejam um acontecimento único na vida. Vários jogadores da seleção espanhola poderiam estar nesta situação: Baldé, Gavi, Pedri, Oihan Sancet, Riquelme, Ansu Fati ou Lamine Yamal, entre outros.

O verão de 2024 é prometedor. A Espanha estará presente pela décima primeira vez no Campeonato da Europa, uma competição em que é, juntamente com a Alemanha, a rainha absoluta, com três títulos, depois de ter garantido o seu lugar na janela de qualificação anterior, ao vencer a Escócia, em Sevilha, e a Noruega, em Oslo.

A Espanha também estará presente nos Jogos Olímpicos, depois de ter sido vice-campeã europeia de sub-21 na Roménia e na Geórgia.

Há apenas dois anos e meio (com um atraso de um ano devido à pandemia), realizou-se o Campeonato da Europa em vários países (com público mas sem conseguir encher os estádios com percentagens variáveis). Também os Jogos de Tóquio, onde não houve espectadores. Seis jogadores da seleção espanhola foram convocados para ambos os torneios: Unai Simón, Éric García, Pau Torres, Pedri González, Dani Olmo e Mikel Oyarzábal.

Oyarzábal repetiria a dose

Para qualquer atleta, ir aos Jogos Olímpicos é um sonho. O próprio Oyarzábal é testemunha disso, quando lhe perguntam que conselho daria a todos os jogadores que têm a opção de fazer a dobradinha.

"Pessoalmente, dir-lhes-ia para irem aos dois. Mas há um que é muito especial. Só se pode ir aos Jogos uma vez na vida, e talvez nunca mais se volte a viver essa experiência. Um Campeonato da Europa, se tivermos sorte, podemos voltar. Eu voltaria a ir a ambos", afirmou.

Ainda falta praticamente toda a época, exatamente meio ano até Luis de la Fuente tornar pública a lista para o Euro-2024, e depois Santi Denia escolher a sua equipa para Paris-2024. Mas já há vários candidatos a imitar os seis de 2021.

Recorde-se que a Espanha é a atual vice-campeã olímpica e semi-finalista do Campeonato da Europa, pelo que a dupla participação também tem hipóteses de conquistar títulos ou, pelo menos, um lugar no pódio em ambas as competições.