Olof Mellberg é o principal candidato ao cargo de selecionador da Suécia
Depois de uma desastrosa campanha de qualificação para o Campeonato da Europa, a Suécia está à procura de um novo selecionador nacional. A colaboração com Janne Andersson pertence ao passado, uma vez que a Suécia não irá ao Euro-2024, depois de ter ficado atrás da Bélgica e da Áustria no grupo de qualificação.
Agora, há um candidato principal para o cargo, a acreditar nos relatos do meio de comunicação social Expressen.
O candidato é Olof Mellberg, que tem um currículo impressionante como jogador. Para além de clubes como o Aston Villa e a Juventus, o defesa-central sueco disputou 29 jogos pelo Copenhaga na época 2013/14.
Mellberg é, alegadamente, o favorito para o lugar, depois de candidatos como Graham Potter e Per-Mathias Högmo terem recusado.
"É evidente que Olof é uma pessoa muito apaixonada pelo futebol. Penso que ele fez um percurso interessante. Se alguém me tivesse dito que ele queria ser treinador, eu teria dito que não. Mas, lenta mas seguramente, ele deu esses passos e é uma pessoa incrivelmente resistente, alguém que realmente vive e é apaixonado por futebol e tática. Nãosei quantas vezes me tentou explicar a tática", diz Kim Källström, que, para além de antigo jogador da seleção nacional, é agora consultor da Federação Sueca de Futebol.
Como treinador, Mellberg também esteve envolvido no futebol dinamarquês, tendo sido brevemente diretor do Fremad Amager em 2019.
No país natal, treinou o Helsingborg e está atualmente na sua segunda passagem pelo Brommapojkarna. O clube sobreviveu no Allsvenaksn após dois jogos do play-off contra o Utsikten da segunda liga
Segundo os rumores, Mellberg tem estado em conversações com a Federação Sueca e os seus concorrentes imediatos são Jimmy Thelin, treinador do Elfsborg, ou Tony Gustavsson, atual treinador da seleção australiana feminina.