Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: As doze tarefas de Warren Zaïre-Emery até chegar à seleção francesa

Pablo Gallego
Warren Zaire-Emery tem sido um jogador regular no PSG nesta temporada.
Warren Zaire-Emery tem sido um jogador regular no PSG nesta temporada. AFP
Warren Zaïre-Emery é a reencarnação de Hércules? Se olharmos para os seus feitos e recordes até à data, é justo perguntar - mesmo que o treinador dos Bleus não goste.

"Deixe-o em paz", disse Didier Deschamps em conferência de imprensa na segunda-feira, quando perguntado sobre Warren Zaire-Emery. No entanto, o Flashscore faz uma retrospetiva da carreira deste prodígio, que encontrou o Santo Graal aos 17 anos e meio.

1- Formação inicial na região parisiense

Qual a melhor maneira de um garoto aprender os fundamentos do futebol? Warren Zaïre-Emery é um desses jovens jogadores que podem um dia aspirar a tornar-se profissionais. E porquê? Porque o futebol desenvolveu-se a uma velocidade vertiginosa nos últimos 25 anos nas cidades que rodeiam a capital, e o nível é atualmente muito elevado.

Oriundo da região de Seine-Saint-Denis, Warren Zaïre-Emery nasceu em Montreuil a 8 de março de 2006 e cresceu em Romainville. Começou a jogar futebol no FCM Aubervilliers - onde o seu pai era treinador na altura - aos quatro anos e meio de idade, um ano antes de poder tirar a sua primeira licença oficial. Assim, é fácil perceber porque é que este jogador é tão precoce.

O pequeno WZE como espetador no Parque dos Príncipes
O pequeno WZE como espetador no Parque dos PríncipesPSG.fr

2- Aprendizagem no Paris Saint-Germain

Com apenas oito anos de idade, o jovem entrou para o centro de preparação do Paris Saint-Germain - e mais tarde para a academia de formação do clube - onde estabeleceu uma sólida reputação nos campos da região de Île-de-France.

Ele subiu na hierarquia com a velocidade de um raio e foi constantemente superado. Quando chegou, deveria jogar com os sub-9, mas foi integrado nas equipas sub-10 e sub-11. Assim foi até aos sub-19, onde foi um dos principais jogadores de Zoumana Camara nos primeiros meses da época 2022-2023, nomeadamente na Youth League.

3- Os primeiros passos com os profissionais

Mas Warren Zaïre-Emery estava destinado à equipa principal do Paris Saint-Germain. Embora ele tenha feito seus primeiros treinos com a equipa principal aos 15 anos, sob o comando de Mauricio Pochettino, ele finalmente fez sua estreia oficial pelos parisienses aos 16 anos. Antes disso, Warren Zaïre-Emery assinou o seu primeiro contrato profissional a 15 de julho de 2022.

A sua estreia foi contra o Clermont, a 6 de agosto de 2022, com 16 anos, 4 meses e 29 dias. Tornou-se assim o jogador mais jovem de sempre a disputar um jogo da Ligue 1 pelo PSG. Foi também a sua primeira conquista no escalão profissional, onde ficou à frente de El Chadaille Bitshiabu e Kingsley Coman.

4- O primeiro na Liga dos Campeões

Mais um recorde para ele, desta vez na Europa. Em 25 de outubro de 2022, com 16 anos e 7 meses, ele bateu por um ano o recorde de estreia do clube na Liga dos Campeões, mantido por Tanguy Kouassi desde 2019. Foi quando os parisienses venceram o Maccabi Haifa, por 7-2.

Algum tempo antes, o jovem tinha entrado para o grupo de elite do clube da capital, que permite que cinco jovens da academia treinem com a equipa profissional durante a temporada.

5- A sua primeira estreia com a camisola parisiense

Em 6 de janeiro de 2023, ele fez sua primeira partida pela equipa principal do PSG, nos 32-avos-de-final da Taça da França contra o Châteauroux. Ele jogou a partida inteira e sua equipa venceu por 1-3.

6- O jogador mais jovem a começar na Ligue 1 com o Paris

Foi contra o Rennes em 15 de janeiro de 2023. Tornou-se o jogador mais jovem da história do Paris Saint-Germain a ser titular na Ligue 1. Infelizmente, a sua equipa perdeu por 1-0.

7- Titi de Ouro 2022

Revelação do início da época parisiense de 2022-2023, foi eleito "Titi d'or" (Titi de Ouro) a 27 de janeiro de 2023 por toda a formação do Paris Saint-Germain.

"É um grande motivo de orgulho e felicidade", disse ele à France Bleu Paris. "Estou no clube há oito anos. Tenho 16 anos, ou seja, metade da minha vida. Então, vivi tudo aqui e estou muito feliz".

8- O mais jovem goleador da história do PSG na Ligue 1

Em 1 de fevereiro de 2023, Warren Zaïre-Emery quebrou mais um recorde ao tornar-se o mais jovem goleador da história do PSG na Ligue 1.

Foi contra o Montpellier, fora de casa, e o golo viria nos descontos, apesar de ter entrado aos 70 minutos.

Dez dias depois, o jovem médio voltou a marcar, desta vez contra o AS Monaco.

9- Um novo recorde na Liga dos Campeões

Em 14 de fevereiro de 2023, o jovem parisiense foi titular na partida da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique. Ele tornou-se o jogador mais jovem da história da competição a iniciar uma partida de mata-mata. Foi uma ascensão meteórica para Warren Zaire-Emery.

10- Luis Enrique confia nele

Logo que chegou, o espanhol e a sua equipa ficaram impressionados com o nível de jogo do jovem. Ele jogou com assiduidade nos jogos de pré-temporada, antes de tornar-se titular indiscutível desde o início da Ligue 1. Até ao momento, Warren Zaire-Emery disputou 15 jogos em todas as competições, tendo marcado dois golos e dado cinco assistências.

Ao lado de Manuel Ugarte, um dos outros pilares do PSG no início da temporada, os dois jogadores formaram uma parceria formidável no meio-campo parisiense.

11- Craque da partida contra o AC Milan

O jovem continuou a impressionar e, em 26 de outubro de 2023, contra o Milan (vitória por 3-0), ele destacou-se com duas assistências para Kylian Mbappé e Lee Kang-In e foi eleito o melhor jogador da partida.

A partida foi a sua 20.ª partida pelo Paris Saint-Germain, tornando-o o primeiro a atingir esse número no clube antes dos 18 anos.

12- Masterclasses com as seleções jovens

Em abril de 2022, ele foi selecionado com a seleção francesa sub-17 para o Euro 2022, da qual era o mais jovem e o único nascido em 2006. Estabeleceu-se como titular, terminou como campeão europeu e foi eleito o melhor jogador da competição.

Em setembro de 2023, Thierry Henry convocou-o para o seu primeiro jogo com os sub-21, nomeando-o capitão, apesar de, aos 17 anos, ser o elemento mais jovem dos Bleuets.

"Warren (Zaire-Emery) ainda pensa que vamos jogar em breve... Calma, é como se o galo quisesse cantar", riu-se o treinador dos sub-21 na altura. Sim, Zaire-Emery está sempre determinado e pronto para a batalha, assim como Hércules.

Pablo Gallego - Editor de Notícias Sénior
Pablo Gallego - Editor de Notícias SéniorFlashscore