Pepe e Ronaldo entre os novos recordistas do Euro-2024
Lamine Yamal: jogador e marcador mais jovem
Lamine Yamal, a jovem sensação espanhola, fez história no jogo de abertura contra a Croácia ao tornar-se o jogador mais jovem de sempre a disputar um jogo num Campeonato da Europa, com 16 anos e 338 dias.
Ao fazê-lo, bateu o anterior recorde de Kacper Kozlowski, da Polónia, que tinha 17 anos e 246 dias quando jogou no Euro-2020.
Yamal, do Barcelona, fez ainda mais história ao tornar-se o jogador mais jovem a marcar um golo no Euro, na vitória da Espanha por 2-1 sobre a França nas meias-finais, com 16 anos e 362 dias.
Pepe, o jogador mais velho
No outro extremo da escala, o defesa-central português Pepe bateu o recorde do jogador mais velho a participar num Campeonato da Europa.
Tinha 41 anos e 130 dias quando participou nos quartos de final contra a França - uma idade em que quase todos os futebolistas já se reformaram há muito tempo.
O defesa central do FC Porto ultrapassou o anterior recorde estabelecido pelo guarda-redes húngaro Gabor Kiraly, que tinha 40 anos e 86 dias quando jogou contra a Bélgica no Euro-2016.
Modric, o goleador mais velho
Luka Modric tornou-se o marcador mais velho da competição ao marcar no último jogo da Croácia, o empate 1-1 com a Itália.
Modric tinha 38 anos e 289 dias, batendo por 32 dias o recorde estabelecido pelo austríaco Ivica Vastic em 2008.
A Croácia foi eliminada na fase de grupos, o que significa que esse jogo foi também o último de Modric no torneio.
O sexto Euro de Ronaldo
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo esperava conquistar o recorde do goleador mais velho, mas não conseguiu aumentar o registo de 14 golos que marcou nas edições anteriores, nomeadamente ao falhar um penálti contra a Eslovénia nos oitavos de final.
No entanto, Ronaldo bateu outros recordes. Depois de ter participado pela primeira vez no torneio em 2004, disputou um inédito sexto Campeonato da Europa na Alemanha e totalizou 30 jogos, pelo menos mais sete do que qualquer outro jogador.
O golo mais rápido de Bajrami
Nedim Bajrami, da Albânia, marcou o golo mais rápido de sempre num Campeonato da Europa, ao colocar a sua equipa em vantagem aos 23 segundos de jogo contra a Itália.
Bajrami bateu o anterior recorde do golo mais rápido do Euro, de 67 segundos, estabelecido pelo russo Dmitri Kirichenko, contra a Grécia, em 2004.
No entanto, a sua equipa perdeu o jogo por 2-1.
Merih Demiral (Turquia) marcou o segundo golo mais rápido, encontrando o fundo da baliza contra a Áustria nos oitavos de final, em apenas 57 segundos.