Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Play-off Euro-2024: Polónia goleia (5-1), Gales também (4-1) e vão discutir final

Tom Cunningham e Mark Strange
A festa dos polacos
A festa dos polacosProfimedia
Os polacos deram conta da Estónia e conseguiram uma vitória gorda perante o oponente teoricamente inferior deste caminho. No duelo mais equilibrado, os galeses também superaram a Finlândia.

Polónia 5-1 Estónia

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

No primeiro encontro com a Estónia desde 2012, a Polónia não perdeu tempo a estabelecer o seu domínio, com Piotr Zieliński a picar as palmas das mãos de Karl Hein nos primeiros cinco minutos. No entanto, a pressão inicial não tardou a fazer-se sentir e os anfitriões assumiram a liderança em grande estilo. O golo inaugural foi cortesia de Przemysław Frankowski, com o lateral a mostrar uma excelente compostura para rematar para casa com o exterior da sua bota de forma audaciosa, depois de ter sido tocado por Jakub Piotrowski, aos 22 minutos.

As coisas só foram piorando para a Estónia momentos depois, quando Maksim Paskotši recebeu o segundo cartão amarelo em 12 minutos de pesadelo, por agressão a Nicola Zalewski. Para uma equipa que recuperou pela última vez de uma desvantagem de um golo num jogo de qualificação para o Europeu fora de casa, em outubro de 2011, isso representou uma verdadeira montanha a escalar, com as hipóteses da Estónia de participar no seu primeiro grande torneio de sempre já por um fio.

E esse fio partiu-se logo no início do segundo período, quando os homens de Thomas Häberli se viram a perder por 2-0. Desta vez, foi Zieliński que saiu a festejar, depois de ter cabeceado para o fundo das redes um cruzamento certeiro de Zalewski, aos 50 minutos. Os anfitriões transformaram a confortável progressão numa goleada, quando Piotrowski acrescentou à sua assistência anterior um golo seu aos 70 minutos, recebendo o passe de Lewandowski e desferindo um incrível remate de longe para o canto superior esquerdo.

Para finalizar, Zalewski seguiu o exemplo para forçar o golo de Karol Mets apenas quatro minutos depois, antes de Sebastian Szymański fazer um fantástico cinco a partir do banco em sete minutos repletos de ação. Mas foi a Estónia que, surpreendentemente, teve a última palavra, quando Martin Vetkal encontrou o canto inferior direito para acrescentar uma consolação tardia face à progressão da Polónia.

Agora, a Polónia vai defrontar o País de Gales na final do "play-off", procurando qualificar-se para o seu quinto Euro consecutivo, enquanto a Estónia sai a pensar no que poderia ter acontecido na sua primeira participação no grande palco.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

País de Gales 4-1 Finlândia

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Estimulados por uma empolgante interpretação de "Hen Wlad Fy Nhadau" antes do jogo, os comandados de Rob Page saíram em força e abriram o marcador em apenas três minutos. Uma bela jogada de ligação entre Harry Wilson e Brennan Johnson fez com que este último fizesse uma jogada de mestre para o primeiro, permitindo que Wilson rematasse. O remate foi afastado por Lukas Hradecky, mas só chegou ao avançado David Brooks, que bateu o ressalto para levantar o tecto do Cardiff City Stadium.

O estádio ainda estava a abanar após quase 10 minutos, mas o apoio da equipa da casa quase foi silenciado por Daniel Håkans, que disparou por cima na área. O jogo acalmou um pouco antes de Wilson picar as palmas de Hradecky de longe e um passe solto de Chris Mepham causar pânico na defesa galesa. No entanto, a combinação de Teemu Pukki e Joel Pohjanpalo não conseguiu tirar partido da situação.

A Finlândia foi obrigada a pagar por isso momentos depois, quando, aos 38 minutos, Neco Williams dobrou a vantagem galesa ao bater um livre bem trabalhado da entrada da área para o canto superior. No entanto, o País de Gales não conseguiu manter a vantagem de dois golos e Pukki marcou mesmo no final do primeiro tempo, aproveitando o remate de Pohjanpalo, depois de ter ultrapassado a barreira do fora de jogo, para rematar com frieza contra Danny Ward.

Sem se deixar abater, o País de Gales começou o segundo tempo como se fosse o primeiro, e recuperou a vantagem de dois golos em menos de dois minutos. Ethan Ampadu - que se tornou o jogador galês mais jovem a chegar a 50 jogos pela seleção nesta noite - subiu mais alto no segundo posto e respondeu ao livre de David Brooks. O jogador emprestado pelo Southampton rematou inadvertidamente para Brennan Johnson, que estava no sítio certo e fazer o 3-1. Harry Wilson e o suplente Kieffer Moore tiveram grandes oportunidades de acabar com o jogo pouco depois da hora marcada, mas o primeiro rematou para fora da área e o segundo foi travado por Hradecky.

Quando o País de Gales pensava que tinha chegado ao quarto golo, o VAR interveio e anulou o remate de Ben Davies, mas a pressão incessante deu frutos. O suplente Dan James incomodou Miro Tenho e forçou o defesa central finlandês a cometer um erro terrível, mostrando grande compostura para contornar o guarda-redes e rematar para o fundo das redes, antes de receber a adoração do apoio galês. Os galeses esperam agora receber a Polónia em Cardiff, na esperança de conquistar o terceiro Campeonato da Europa consecutivo.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore