Pode ir para casa, outra vez: Inglaterra dá a volta dos Países Baixos e está na final
Recorde as incidências da partida
Sem qualquer baixa para a partida, os dois selecionadores optaram por uma mexida cada. Gareth Southgate apostou em Guéhi no centro da defesa, ao lado de Stones, enquanto do lado dos Países Baixos a novidade foi no ataque, com Donyell Malen no lugar de Steven Bergwijn.
A Inglaterra começou pressionante mas foram os Países Baixos a ganhar uma vantagem madrugadora, logo aos 7 minutos, com um grande golo de Xavi Simons - Pickford ainda tocou na bola mas o tiro de meia distância levava mesmo selo de golo.
A Inglaterra reagiu à desvantagem e, já depois de um remate de longe, fácil para Verbruggen, aos 14 minutos Harry Kane rematou por cima mas com falta de Dumfries. O árbitro foi chamado ao VAR e assinalou a grande penalidade que o mesmo Harry Kane transformou no 1-1, aos 18 minutos.
Depois do erro, aos 23 minutos Dumfries salvou os Países Baixos, ao cortar em cima da linha de golo o remate de Phil Foden.
Respondeu Malen, com Walker a conseguir um corte providencial para canto, aos 29 minutos. Na sequência do canto, Dumfries uma vez mais em evidência, ao cabecear à barra da baliza de Pickford.
Ataque contra ataque, aos 32 minutos foi Phil Foden a ganhar espaço e a rematar forte, com a bola a ainda bater no poste da baliza de Verbruggen.
Logo aos 35 minutos, Ronald Koeman viu-se obrigado a reforçar o meio-campo, com Veerman a substituir Depay.
Para a segunda parte, uma alteração em cada equipa - Weghorst por Malen nos Países Baixos, Shaw por Trippier em Inglaterra - e um arranque bem mais morno do que nos primeiros 45 minutos, com Van Dijk a dar o primeiro sinal de perigo aos 65 minutos, antecipando-se à defesa inglesa para um remate desviado para canto por Pickford. Aos 77' foi Xavi Simons, em posição privilegiada, a rematar enrolado, fácil para a defesa do guarda-redes inglês. Aos 79 minutos Bukayo Saka ainda marcou, num golo anulado por fora de jogo, antes de Southgate refrescar o ataque, com Cole Palmer e Watkins nos lugares de Phil Foden e Harry Kane, aos 80' - e ouviram-se assobios das bancadas, pois claro. O mesmo Palmer, aos 88 minutos, ainda teve uma ocasião para visar a baliza neerlandesa, mas atirou muito desviado.
E se Palmer tentou mas não conseguiu, aos 90+1 minutos Watkins respondeu aos assobios com uma diagonal, receção, rotação sobre De Vrij e remate cruzado, a bater Verbruggen e a soltar a festa rija do lado dos ingleses.
Homem do jogo Flashscore: Watkins (Inglaterra)