Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Polémica na Turquia: Montella tirou colete a Arda Güler e colocou-o à parte no treino

Paul Winters
Arda Güler efetuou uma sessão de treino individual este domingo
Arda Güler efetuou uma sessão de treino individual este domingoAFP
A Turquia está em polvorosa com o treinador da seleção nacional, Vincenzo Montella. Imagens do treino da seleção turca, este domingo, mostram o treinador, que foi alvo de muitas críticas após o jogo contra Portugal, e Arda Güler num confronto nada agradável.

As imagens mostram Montella a arrancar o colete de Arda Güler e a dá-lo a Yusuf Yazıcı, o substituto de Güler no jogo contra Portugal.

Güler foi posteriormente retirado do treino de grupo e o treinador italiano ordenou que os melhores talentos completassem o treino individual.

O jovem jogador do Real Madrid, de 19 anos, reagiu com consternação, mas parece ter havido um mal-entendido na sequência de uma declaração da Federação Turca de Futebol (TFF).

A federação pede às pessoas que reajam a este facto com "bom senso".

"Durante o treino desta noite da nossa equipa nacional, um vídeo, feito através de comentários às imagens exibidas nas câmaras de televisão, foi distribuído através dos canais das redes sociais. Antes do treino, foi acordado entre a nossa equipa técnica e o jogador que Arda Güler tinha de fazer treino individual para preparar o jogo contra a República Checa da forma mais saudável possível, devido a dores na virilha", justificou a federação turca.

"O trabalho mostrado no vídeo em questão não estava dentro dos limites estabelecidos para Arda Güler, e o jogador foi posteriormente enviado para um treino individual de proteção. Gostaríamos de lembrar que os nossos cidadãos de bom senso, cujo coração bate pela seleção turca, não devem confiar em tais vídeos", acrescentou o organismo.

"Ele não é um brinquedo"

Güler foi polémicamente mantido fora da equipa inicial para o jogo contra Portugal. O selecionador nacional apontou uma lesão na virilha como razão para esta escolha e foi acompanhado pelo capitão Hakan Çalhanoğlu na conferência de imprensa, mas esta razão não foi tomada como verdade por todos.

Güler aqueceu durante mais de 45 minutos a uma hora durante o jogo contra Portugal, o que, segundo alguns, representou um grande esforço para um jogador com uma lesão na virilha.

Güler entrou 20 minutos antes do final do jogo do grupo contra Portugal, na derrota por 0-3. Montella perdeu assim muita credibilidade entre os adeptos turcos, que, entre outras coisas, apelidaram o italiano de "mentiroso" e já antecipavam a sua despedida.

O antigo árbitro de topo e analista Ahmet Çakar, conhecido pelas suas declarações vitriólicas e faladoras, reagiu contra Montella e Hamit Altıntop, o seu adjunto.

"Montella e Hamit Altıntop tornaram-se brinquedos dos patrões. Não permitiremos que vocês, o cão e o gato transformem o nosso filho Arda Güler num brinquedo!!!!", afirmou.

Na quarta-feira, a Turquia vai jogar o último jogo do grupo contra a República Checa, onde vai lutar pela sobrevivência. O jogo tem início às 20:00, em Hamburgo.

Siga o República Checa-Turquia no Flashscore