Prémios Flashscore do Euro-2024: Espanha e Turquia lideram as distinções
A nossa equipa Flashscore votou nos seus momentos favoritos da competição - aqui estão os resultados.
Equipa do Euro-2024: Espanha
A Espanha não só foi a vencedora do Campeonato da Europa, como também jogou o melhor futebol, derrotando a anfitriã Alemanha e a França, finalista do Campeonato do Mundo.
Sob o comando de Luis de la Fuente, os espanhóis jogaram um futebol ofensivo e direto e ninguém lhes conseguiu fazer frente. A seleção foi eleita por 93,3% dos nossos jornalistas, uma decisão da qual ninguém pode discordar.
Jogador do Euro-2024: Lamine Yamal
A beleza do futebol de torneio está nas narrativas que vão sendo construídas ao longo do caminho. Pouca gente diria que o adolescente Lamine Yamal seria a estrela do espetáculo, mas o extremo espanhol jogou acima das expectativas durante a conquista do título pela Espanha, liderando a linha de frente ao lado de Nico Williams e produzindo momentos de magia ao longo da competição.
Com uma exibição tão forte, Lamine Yamal será, sem dúvida, o líder da Espanha por muitos anos.
Ao lado dele estarão jogadores como Dani Olmo, que, apesar de só ter começado a jogar a meio da competição, foi eleito o segundo melhor jogador pelos nossos jornalistas, enquanto Fabian Ruiz terminou em terceiro, mostrando a profundidade da seleção espanhola.
Golo do Euro-2024: Lamine Yamal contra a França
Vencedor de vários prémios, o golo de Lamine Yamal contra a França foi um dos momentos mais marcantes do torneio. O seu remate de longe encontrou o sítio certo para bater Mike Maignan e empatar o jogo para a Espanha, depois de esta ter estado a perder.
Foi o seu primeiro golo numa grande competição, e não houve muitos melhores.
O golo recebeu quase 47% dos votos, enquanto o remate aéreo de Jude Bellingham, que salvou o jogo da Inglaterra contra a Eslováquia, ficou em segundo lugar.
Jogo do Euro-2024: Turquia 3-1 Geórgia
Sob uma forte tempestade em Dortmund, Turquia e Geórgia deram um show que iluminou a fase de grupos. Um jogo disputado em ritmo acelerado e com alguns golos incríveis, que deu o pontapé de saída da competição, numa indecisão que durou até ao fim.
O jogo foi muito disputado, mas Países Baixos e a Áustria ficaram em segundo lugar, com a vitória da Espanha sobre a França na meia-final em terceiro.
Flop do Euro-2024: Cristiano Ronaldo
Depois de uma carreira de sucesso, com muitos troféus e distinções, este foi um mês para esquecer para Cristiano Ronaldo. Apesar de ter sido titular em todos os jogos de Portugal, como único avançado, Cristiano Ronaldo foi mais um obstáculo do que uma ajuda.
Não marcou qualquer golo e não conseguiu causar qualquer impacto, falhando um penálti contra a Eslovénia e cobrando lances de bola parada que não deram em nada. Marcou na decisão por grandes penalidades, mas quando saiu de campo pela última vez, foi longe dos seus companheiros de equipa. A sua última ação num grande torneio terminou em baixa.
Os nossos jornalistas também votaram em Kylian Mbappé, que foi prejudicado pelo nariz partido num torneio de que não se lembrará com carinho.
Surpresa do Euro-2024: Geórgia
Apesar da sua baixa classificação e do facto de ter chegado ao torneio através da Liga das Nações, e não das eliminatórias diretas, a Geórgia foi uma lufada de ar fresco na sua primeira grande competição.
A seleção georgiana fez o jogo do torneio, como já foi referido, e passou a fase de grupos graças a uma impressionante vitória por 2-0 sobre Portugal, antes de dar que pensar à Espanha nos oitavos de final.
A Geórgia foi eliminada nessa fase, mas saiu de cabeça erguida, aplaudida pelo exército de adeptos e com uma lembrança que durou gerações.
Defesa do Euro-2024: Mert Gunok contra a Áustria
Alguns momentos em torneios desafiam a crença, e foi isso que aconteceu no confronto entre Turquia e Áustria, nos oitavos de final.
Com uma pequena vantagem nos segundos finais, e com a Áustria a tentar empatar o jogo, Mert Gunok fez uma defesa ao estilo Gordon Banks para negar o golo a Christoph Baumgartner. Os reflexos para reagir ao cabeceamento à queima-roupa foram excecionais e garantiram a passagem da Turquia aos oitavos de final.
Em segundo lugar na nossa votação ficou o desempenho de Diogo Costa na disputa por pénaltis contra a Eslovénia.