Qualificação para o Euro-2024: Ucrânia, Finlândia e Arménia vencem
A primeira parte não teve golos, mas não foi por falta de tentativas de ambas as equipas. Sem surpresas, foi a Ucrânia que dominou a maior parte dos primeiros 45 minutos, e os donos da casa deveriam ter assumido a liderança logo no início da disputa, quando Vladyslav Vanat forçou uma forte defesa com uma mão do guarda-redes maltês Henry Bonello.
O jovem avançado do Dínamo Kiev voltou a estar perto de marcar pouco depois, desta vez com um remate de fora da área para a baliza, com a baliza aberta do lado oposto ao poste. Um alívio para Malta? Talvez, mas foi a equipa visitante que desperdiçou a melhor oportunidade da primeira parte, com Jodi Jones a rematar em falso dentro da área e a atirar de pé direito para fora.
Reveja aqui as principais incidências da partida
A meio da segunda parte, o árbitro Ruddy Buquet assinalou uma grande penalidade a favor da Ucrânia. Jean Borg foi considerado o culpado, pois derrubou Andriy Yarmolenko dentro da grande área, apesar de as imagens sugerirem que o contacto foi mínimo.
Viktor Tsyhankov aproveitou a oportunidade e converteu o penálti com relativa facilidade, acertando um chute certeiro no canto superior esquerdo.
Na verdade, era um jogo que a Ucrânia não podia ter perdido, se tivesse verdadeiras esperanças de se qualificar para o Euro-2024, e os anfitriões tiveram alguma sorte em escapar com três pontos. O segundo tempo, que não foi repleto de oportunidades, mas que viu a Ucrânia encontrar uma maneira de vencer, agradará ao técnico Rebrov, cuja equipe havia se aproximado provisoriamente dos pontos de qualificação automática antes do início da partida.
Já Malta deixa a Eslováquia e termina a pausa internacional com a reputação intacta, depois de ter limitado a apenas um golo uma seleção que está mais de 130 posições acima dela no ranking da FIFA.
Outros resultados das eliminatórias: