Radiografia de um ano de Lamine Yamal na seleção espanhola
Nesse dia inesquecível, Lamine Yamal estabeleceu um recorde ao estrear-se na seleção principal com apenas 16 anos. Minutos depois do apito inicial, o extremo catalão acrescentou outro ao marcar o último golo na goleada por 7-1, a passe do amigo Nico Williams. Esse dia de sonho foi apenas o prólogo de uma curta carreira que já inclui a conquista do Campeonato da Europa, torneio em que foi eleito o melhor jogador jovem.
"Foi tudo muito rápido, há pouco tempo estava com a camisola da estreia. É especial, é diferente, estás a jogar pelo teu país e todo o mundo está a olhar para ti. Sentes-te muito orgulhoso e queres sempre jogar", explicou o jogador aos meios de comunicação oficiais da Real Federação Espanhola de Futebol.
Desde então, já somou 15 jogos, três golos e oito assistências.
Yamal completou os 90 minutos do empate 0-0 com a Sérvia na quinta-feira e mais uma vez destacou-se como o jogador mais incisivo e perigoso da Roja, com uma classificação de 7,5 em 10 no Flashscore. Resta saber se De la Fuente voltará a dar-lhe a titularidade frente à Suíça, na segunda jornada da fase de grupos da Liga das Nações, embora já tenha anunciado em conferência de imprensa que haverá alterações devido ao calendário exigente.
Para além do bom trabalho com a seleção , é também de salientar que lidera o ranking de assistências na LaLiga nesta temporada de 2024/25. Conta já com quatro assistências, média de uma por jornada, e está a apenas uma de atingir as cinco que fez na última edição. Por outro lado, Lamine também foi capaz de marcar um golo, nomeadamente no jogo contra o Athletic Club de Bilbao, o que dá forma a um início de época brilhante.