Reino Unido e Irlanda preparam-se para acolher o Euro-2028
Em abril, a Itália apresentou formalmente uma proposta para acolher o Campeonato da Europa de 2032, enquanto a Turquia apresentou uma proposta para receber o torneio em 2028 ou 2032.
Na sexta-feira, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) e a Federação Turca de Futebol (TFF) solicitaram a fusão das candidaturas individuais numa candidatura conjunta para acolher o Euro-2032.
A Inglaterra, a Irlanda do Norte, a República da Irlanda, a Escócia e o País de Gales são agora os únicos candidatos à edição de 2028.
O organismo que rege o futebol europeu declarou o seguinte:
"Em 2021, a UEFA iniciou um processo de concurso para a organização de duas edições consecutivas do Campeonato da Europa, em 2028 e 2032. A TFF entrou no processo para ambas as edições, enquanto a FIGC decidiu apresentar uma proposta apenas para a edição de 2032. "Uma candidatura conjunta para acolher a edição de 2028 foi também apresentada por cinco associações: Inglaterra, Irlanda do Norte, República da Irlanda, Escócia e País de Gales".
"A UEFA vai agora trabalhar com a FIGC e a TFF para garantir que a documentação a apresentar para a sua candidatura conjunta está em conformidade com os requisitos de candidatura. Se a candidatura conjunta estiver em conformidade com esses requisitos, será apresentada ao Comité Executivo da UEFA na reunião agendada para 10 de outubro, onde serão feitas as nomeações para 2028 e 2032. As decisões sobre os locais e os calendários dos jogos serão tomadas numa fase posterior", pode ler-se.
Se a candidatura do Reino Unido e da Irlanda for bem sucedida, os jogos vão ser disputados em 10 estádios dos cinco países.
Em Inglaterra estão selecionados o estádio de Wembley, o do Tottenham, o do Manchester City, o do Everton, o do Aston Villa e do Newcastle.
Nos restantes países serão o Casament Park, em Belfast, a arena de Dublin, na Irlanda, o estádio do Cardiff, do País de Gales, e o Hampden Park, na Escócia.