Reportagem: Portugal e Ronaldomania bem presente em Frankfurt na festa da Eslovénia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reportagem: Portugal e Ronaldomania bem presente em Frankfurt na festa da Eslovénia

Os adeptos em volta do hotel de Portugal
Os adeptos em volta do hotel de PortugalFPF
Frankfurt acordou esta segunda-feira com as cores lusas, e com “Cristiano Ronaldo” e “simmmm” a ser o som mais ouvido nas ruas da cidade, no dia em que recebe o Portugal-Eslovénia, dos oitavos de final do Euro-2024 de futebol.

Bem cedo, o hotel em que a seleção nacional está instalada começou a receber curiosos, adeptos e seguidores de Portugal, grande parte deles com o objetivo de, durante alguns segundos, ver com os próprios olhos Cristiano Ronaldo, que, aos 39 anos, continua a ser o centro das atenções.

O avançado ainda não marcou neste Europeu, mas desde o primeiro dia ficou claro na Alemanha que a Ronaldomania está bem viva e com força, tal a obsessão que é fácil de identificar nos adeptos na procura pelo jogador luso.

Existe o adepto português, que neste torneio, tal como aconteceu no passado, tem sido uma mistura de emigrantes com pessoas que viajam de solo luso, e depois existe o adepto de Portugal, composto por pessoas de todas as nacionalidades, desde da Ásia à América do Sul, que até querem ver a seleção nacional ganhar, embora primeiro esteja Ronaldo.

Quero ver o Cristiano marcar, jogar, dizer o simmmm. Claro que também quero que Portugal ganhe, mas estamos aqui por queremos muito ver o Ronaldo”, disse à Lusa uma dupla de adeptos da Índia, que viajou de propósito para solo germânico por causa do jogador madeirense.

A antevisão do jogo
Flashscore

Neste caso eram indianos, mas qualquer jogo de Portugal, até agora, tem sido é um festival de várias nacionalidades vestidas com o número 7 de Ronaldo, que pode ser na camisola das quinas bem como no Al Nassr, seu atual clube, ou noutros emblemas que representou no passado.

Os adeptos portugueses também gritam pelo capitão, mas o objetivo é mesmo apoiar todos os jogadores, com o sonho de tornar a ver a seleção nacional como campeã europeia, tal com aconteceu em 2016, em França.

Estou cá para dar força e apoiar Portugal no início da caminhada para o título europeu. Se jogar sempre no seu melhor, pode lá chegar. O jogo com a Geórgia foi um sinal de alerta. A equipa agora sabe que não pode entrar nas partidas de forma displicente e que tem sempre de dar tudo”, disse Carlos, de cerca de 40 anos de idade, que viajou de Lisboa de propósito com a sua companheira para assistir ao jogo dos oitavos.

Ao lado de Carlos, Joana confessou: “Eu não percebo muito de futebol. Vim porque é Portugal e arranjaram-me bilhete. Vim por divertimento”.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

A duas horas do arranque da partida, os arredores do Deutsche Bank Park tinham claramente mais adeptos lusos, com emigrantes não só da Alemanha, mas também Suíça, Luxemburgo e até Canadá.

Nunca assisti a um torneio destes ao vivo e achámos que agora tinha de ser. Viemos de Toronto para ver Portugal campeão europeu”, disse um confiante Alberto à Lusa, tendo ao lado a mulher Carla, os dois com cerca de 60 anos.

Atitude bem mais desprendida parecem ter os adeptos da Eslovénia, que assumem estar a viver uma “festa” com a primeira presença de sempre da sua seleção numa fase a eliminar de uma grande competição.

O nosso Europeu está feito. Claro que queremos ir ainda mais à frente, mas agora é uma festa. Já fizemos história. Agora, é divertir e aproveitar o melhor possível o que estamos a viver. Para nós, é festa, mas para Portugal, se perder, é um desastre. Acho que o Sporar vai marcar hoje”, brincou um adepto esloveno, referindo-se ao avançado que passou por Sporting e SC Braga.

O Portugal-Eslovénia está agendado para as 20:00, no Deutsche Bank Park, e terá arbitragem do italiano Daniele Orsato.

Siga o Portugal - Eslovénia no Flashscore