Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rob Page aposta nas novas estrelas galesas para brilharem na era pós-Bale

AFP
Rob Page, selecionador do País de Gales
Rob Page, selecionador do País de GalesProfimedia
O selecionador do País de Gales, Rob Page, aposta numa nova safra de talentos ofensivos para ocupar o lugar deixado em aberto pela retirada de Gareth Bale e levar a nação ao Euro-2024.

Os homens de Page recebem a Finlândia numa meia-final do playoff em Cardiff, esta quinta-feira, e o prémio oferecido aos vencedores é um embate em casa contra a Polónia ou a Estónia, a 26 de março.

Bale retirou-se do futebol no ano passado, depois de ter conduzido o País de Gales ao seu primeiro Campeonato do Mundo desde 1958.

A antiga estrela do Real Madrid também brilhou quando o País de Gales chegou à fase a eliminar de cada um dos dois últimos Campeonatos da Europa, incluindo uma notável corrida até às meias-finais de 2016.

"Perdemos um dos melhores jogadores do mundo com Gareth", afirmou Page na conferência de imprensa de antevisão do jogo, esta quarta-feira.

"O plantel foi suficiente para nos colocar numa posição em que estamos a duas vitórias de nos qualificarmos pela quarta vez (nos últimos cinco grandes torneios). É claro que ele vai fazer falta dentro e fora de campo, mas isso dá a outros uma oportunidade", acrescentou o treinador.

Page espera que jogadores como Brennan Johnson, do Tottenham, Jordan James, do Birmingham, e Harry Wilson, do Fulham, que marcou dois golos na vitória por 2-1 sobre a Croácia, em outubro, possam deixar os seus próprios legados na cena internacional.

A campanha de qualificação foi uma montanha russa, com o País de Gales a conquistar quatro pontos à Croácia, semifinalista do Campeonato do Mundo, mas apenas um em dois jogos contra a Arménia.

A surpreendente vitória dos arménios por 4-2 em Cardiff foi a única vez que o País de Gales perdeu em casa nos seus últimos 14 jogos de qualificação para o Euro.

"A maior aprendizagem para mim nos últimos 12 meses, independentemente do adversário, é que temos de dar o nosso melhor", acrescentou Page.

"Temos de mostrar os mesmos valores que nos levam ao sucesso, e depois os resultados encarregar-se-ão de si próprios. O nosso registo em casa é excecional e estamos em boa forma neste momento", assumiu o treinador.

A Finlândia está em 60.º lugar no ranking mundial da FIFA, 31 posições abaixo do País de Gales.

Mas tem algumas informações privilegiadas sobre a seleção galesa através de Glen Kamara, que joga ao lado de Connor Roberts, Daniel James, Ethan Ampadu e Joe Rodon no Leeds United, líder do Championship.

"Espero poder usar todas as minhas informações contra eles para nos ajudar", disse o médio finlandês.

"Estou ansioso para jogar contra eles, 2024 tem sido bom para todos nós, pois estamos em boa forma no Leeds", acrescentou.

Siga o País de Gales-Finlândia no Flashscore