Robert Lewandowski: "Estamos a atravessar um período difícil, mas vamos tentar sair dele"
"Estamos a atravessar um período difícil, mas vamos tentar sair dele. Hoje (terça-feira) demos o primeiro passo e os dois passos seguintes serão dados em março", afirmou o capitão da seleção polaca, após a vitória por 2-0 no amigável contra a Letónia, disputado no Estádio Nacional.
"Não tentámos jogar de uma só forma, porque o adversário durante o jogo pode mudar a sua formação, movimentar-se e reagir. É sabido que as nossas alas sempre foram fortes. Essa tem sido a nossa vantagem. Quer jogássemos com quatro ou cinco médios, os alas eram a nossa força motriz. Isso ajudou-nos sempre a criar situações e a marcar golos", acrescentou o atacante.
A seleção polaca teve um desempenho abaixo das expetativas na fase de qualificação para o Euro 2024, com 11 pontos em oito jogos, e terminou apenas em terceiro lugar no Grupo E, atrás da Albânia e da República Checa, que conseguiram o apuramento para o Europeu.
"Não sei se este ano foi o meu ano mais fraco na seleção polaca. Vamos olhar para ele através do prisma da falta de apuramento direto para o Europeu, mas lembro-me que um ano muito fraco foi, por exemplo, 2009, quando as coisas também não pareciam sensacionais. Penso que esses tempos foram ainda piores do que os atuais. Claro que agora há expetativas muito maiores do que nessa altura", recordou Lewandowski.
O avançado de 35 anos, com 82 golos, é o melhor marcador da história da seleção polaca, no entanto, em 2023, apenas faturou em quatro ocasiões.
"O meu papel dentro e fora do campo está a mudar. Prefiro olhar para o futuro, para os play-offs, e acredito que esta seleção vai ganhar no novo ano e com novas esperanças", declarou o jogador do Barcelona.
Apesar do fracasso nas eliminatórias, os polacos ainda têm hipóteses de se apurar para o Europeu do próximo ano. A Polónia vai disputar o play-off em março. Sabe-se agora que o seu primeiro adversário será a Estónia. Na quinta-feira, será realizado um sorteio, após o qual se saberá onde e quais os rivais (País de Gales ou Finlândia/Ucrânia/Islândia) dos vermelhos e brancos, caso ultrapassem a Estónia.
"Espero que o sorteio seja favorável e que possamos disputar dois jogos em casa. Espero que o próximo ano seja muito melhor para a seleção polaca. Temos consciência do tipo de eliminatórias que nos espera", concluiu.