Roberto Martínez: "Que este apuramento histórico nos ajude a ir para o Europeu no melhor nível"
Acompanhe as principais incidências da partida
"O futebol é um desporto coletivo, mas nós gostamos de talento individual, que é muito importante para ganhar jogos e este apuramento histórico precisa de valores pessoais, compromisso e balneário muito forte. Para um treinador é um aspeto de grande satisfação", disse o treinador espanhol na zona de entrevistas rápidas à RTP.
"No futebol crias memórias, os detalhes são pequenos. É importante criar boas memórias, agora é um passo em frente e precisamos de crescer, em março temos estágio e queria que este apuramento histórico nos ajude a ir para o Europeu no melhor nível", sustentou.
Sobre a "dificuldade" que é escolher os 23 nomes para o Euro, Roberto Martínez admitiu alguma "tristeza" por quem fica de fora: "É muito difícil, temos mais jogadores que têm valências muito importantes para a nossa equipa. Mais de 30 que mostraram isso. É muita informação e é preciso trabalhar com responsabilidade e uma tristeza por aqueles que não possam entrar".
Fazer história e a festa: Leia a crónica
Questionado sobre a possibilidade de Portugal chegar à Alemanha com a missão de conquistar o Europeu, o selecionador da equipa das quinas colocou alguma água na fervura.
"Os adeptos criaram ambiente espetacular e brutal. Agora precisamos de crescer pois o Euro é um torneio diferente, em que precisas de adaptação e jogas contra seleções com os melhores jogadores do mundo. Temos de desfrutar do caminho...", atirou antes do jornalista insistir na questão.
"Promessa de vencer o Euro? Prometemos trabalho e vamos tentar tudo (para sermos campeões). Veremos. Não podemos prometer mais do que aquilo podemos controlar", completou.