Romelu Lukaku sem minutos esta época, mas convocado pela Bélgica
Lukaku mudou-se por empréstimo para a Roma na quinta-feira e pode começar no banco contra o AC Milan este fim de semana, mas uma convocatória para a seleção da Bélgica para as partidas do Grupo F contra o Azerbaijão e a Estônia nunca esteve em dúvida, disse o treinador em conferência.
"Vimos nos últimos jogos internacionais que Romelu é extremamente importante para nós, tanto dentro como fora do campo", disse Tedesco: "Romelu e eu mantivemos contacto quase todos os dias e eu estava a par da situação da sua transferência. Sei que ele treinou com o Chelsea e também individualmente e, para nós, nunca foi uma questão de não o chamar. Vamos ver em que condições ele se encontra e depois faremos uma nova avaliação".
Contudo, Tedesco considerou que o novo jogador do Chelsea, Romeo Lavia, contratado ao Southampton no mês passado, "não está suficientemente apto" para ser convocado. Lavia também não jogou esta época.
O extremo Hugo Siquet, do Cercle Brugge, foi convocado pela primeira vez.
Tedesco passou uma parte da conferência de imprensa de sexta-feira a responder a perguntas sobre o guarda-redes Thibaut Courtois, que abandonou a equipa em junho, depois de ter sido preterido para capitão. Mais tarde, o guarda-redes sofreu uma grave lesão no joelho durante o jogo com o Real Madrid, que o poderá manter afastado durante grande parte da época.
"O mais importante é que ele está a recuperar bem. Mantivemo-nos em contacto com o Thibaut nas últimas semanas e meses. Estava planeada uma reunião comigo, mas no dia seguinte ele lesionou-se", disse Tedesco.
A Bélgica joga com o Azerbaijão em Baku no próximo sábado e recebe a Estónia três dias depois.
Convocatória:
Guarda-redes: Arnaud Bodart (Standard Liège), Koen Casteels (Wolfsburgo), Thomas Kaminski (Luton Town), Matz Sels (Estrasburgo)
Defensores: Ameen Al-Dakhil (Burnley), Timothy Castagne (Fulham), Zeni Debast (Anderlecht), Wout Faes (Leicester City), Arthur Theate (Stade Rennes), Jan Vertonghen (Anderlecht)
Meio-campistas: Yannick Carrasco (Atlético de Madrid), Charles de Ketelaere (Atalanta), Olivier Deman (Werder Bremen), Orel Mangala (Nottingham Forest), Amadou Onana (Everton), Hugo Siquet (Cercle Brugge), Youri Tielemans (Aston Villa)
Atacantes: Johan Bakayoko (PSV Eindhoven), Mitchy Batshuayi (Fenerbahçe), Jeremy Doku (Manchester City), Romelu Lukaku (Roma), Dodi Lukebakio (Sevilha), Lois Openda (RB Leipzig), Leonardo Trossard (Arsenal).