Rúben Dias: "Sabemos da qualidade que temos e das condições que temos para fazer algo especial"
Acompanhe as incidências da partida
Pepe está apto? "Eu acho que está tudo bem".
Sabe com quem vai jogar na defesa? "Não, ainda não sabemos (o onze)".
Defesa com dois ou três centrais? "Ainda não sei também".
Estado do grupo: "Estamos prontos. Temos um bom mix de experiência e de jogadores mais jovens. Mesmo dentro dessa experiência, temos jogadores com experiência em competições como esta. Temos de passar pelas dificuldades juntos e perceber onde podemos melhorar para ajudar a construir este espírito que devemos ter numa competição como esta".
Portugal entre os favoritos: "Sinceramente, não gosto muito de fixar em favoritismos. Sabemos da qualidade que temos e das condições que temos para fazer algo especial. Mas depende sempre muito da capacidade que temos para nos juntar em cada momento. Em cada estágio é quase tudo novo e este é mais um momento em que temos de nos juntar. Depois de uma época inteira temos de continuar frescos na mente e cheios de energia. Acho que isso é que vai fazer o nosso sucesso".
Trabalho depois da derrota contra a Croácia: "Momento para observar, refletir e abordar diversos temas. Se me pergunta quando é que gostava de passar por um momento desses, preferia que esse momento tivesse acontecido ali. Agora estamos prestes a começar a nossa competição e estamos muito mais prontos".
Importância de ser consistente: "A consistência é a coisa mais difícil de conseguir no futebol. Muitos chegam lá, mas manter-se é outro nivel. Se quiseremos conquistar algo digno de registo teremos de crescer com os problemas".
Trabalho com Roberto Martínez: "Acima de tudo, acho que me focaria mais na parte da pessoa com quem trabalhamos. É uma pessoa que torna tudo mais fácil, o dia-a-dia, e a maneira como abordamos a ideia, e a análise que fazemos do adversário. Tem maneira fácil de comunicar e isso ajuda-nos muito".
Papel de Cristiano Ronaldo: "Representa que tudo é possível, que podes sonhar e conseguir e é um exemplo. Representa muitas coisas. É um prazer estar com ele. É uma inspiração para todos. Cristiano ainda quer ganhar mais títulos".
Papel de Rúben Dias como líder do balneário: "Diria que por consequência natural da minha carreira, acho que por ser um dos mais experientes no nosso balneário. É uma consequência da minha carreira, das conquistas e personalidade de cada um de nós. Da melhor maneira possivel, tento passar essa experiencia para a equipa e contribuir para o sucesso de todos nós".
República Checa: "Podia dizer alguns nomes, mas não vou fazê-lo. É mais a forma como jogam e sabemos que podem ser periogosos e vamos dar o nosso melhor"
Pressão de ser favorito: "Não somos os principais favoritos, somos uma boa equipa e queremos fazer uma boa competição e queremos crescer na competição. Temos muitos jogadores com muito talento. Temos uma boa mistura entre experiência e juventude e temos de saber encontrar o nosso melhor momento para ganhar".
Só capitães podem falar com o árbitro: "Temos de respeitar as leis e os árbitros. Nós faremos o nosso melhor dentro de campo. Temos de nos controlar. A UEFA quer que possamos controlar as nossas reações e acredito que vamos fazer isso e encontrar o equilíbrio entre o que eles querem e a nossa missão. Vamos tentar fazer isso".
Capacidade física da República Checa: "Vi um comentário que eram altos e fortes e nós o contrário e não acho isso. Temos jogadores mais baixos, mas temos bom equilibrio em relação a essa capacidade física. Temos noção de contra quem vamos jogar e sabemos onde podemos atacar".
Impacto da presença de jogadores da liga da Arábia Saudita (Ronaldo e Rúben Neves) na equipa: "É o mesmo de outros jogadores de outras ligas. Não são as ligas que me preocupamo. Temos é de jogar como equipa e temos jogadores de diferentes ligas".