Simon Kjær a um jogo de igualar Schmeichel como o mais internacional de sempre na Dinamarca
Se jogar na partida de sábado, pela Dinamarca, contra o Cazaquistão, na qualificação para o Euro-2024, Simon Kjær igualará o recorde de Peter Schmeichel, de maior número de partidas pela seleção. E se voltar a entrar em campo, três dias depois, contra San Marino, ultrapassará a lenda do guarda-redes que representou o Sporting.
Kjær admite que este recorde tem estado na sua mente antes do encontro com a seleção nacional.
"É único. Espero que na quarta-feira eu esteja sentado aqui a dizer que entrei para a história do futebol dinamarquês. É claro que isso vai significar muito para mim", referiu o central do AC Milan.
"Nunca me atreveria a sonhar com isto quando comecei a jogar futebol e quando entrei para a seleção nacional. Os jogos sucedem-se e, quando dou por mim, já cá estou há 14 ou 15 anos. O tempo voa e ganhei uma família pelo caminho", acrescentou.
Apesar de ser quase impossível falhar agora, Simon Kjær não se atreve a tomar nada como garantido.
"Já passei por muito para não olhar demasiado para a frente na minha carreira. Vivo um dia de cada vez e aproveito-o. Estou num bom lugar", explicou.
Aos 34 anos, o jogador do AC Milan fez a sua estreia em 2009 e, desde então, tem sido titular da seleção da Dinamarca sempre que está apto fisicamente.
Mas, embora o central pareça estar pronto para assumir o trono, o prazer pode durar pouco. Christian Eriksen, três anos mais novo, já disputou 124 jogos - quatro a menos que Kjaer - e está a aproximar-se rapidamente.
"Temos andado a brincar um pouco sobre isso nos últimos tempos. Recebemos juntos o nosso jogo número 100 em Wembley, e depois tem havido um pouco de troca de ideias sobre quem o fez primeiro. Com um sorriso na cara", assumiu.
"Quando ele passar por mim um dia, serei o primeiro a estar ao lado dele e a dar-lhe os parabéns", disse Simon Kjær.
Kjaer entrou na concentração da Dinamarca com um ligeiro ponto de interrogação sobre a sua condição física, mas fez alguns exercícios ligeiros na segunda-feira e vai treinar na totalidade esta terça-feira.
O avançado Kasper Dolberg foi o último a chegar, apresentando-se apenas esta terça-feira ao trabalho, depois de ser pai pela primeira vez.