Southgate confiante para o Euro-2024: "Estou muito entusiasmado com o plantel"
A equipa inglesa está recheada de talento ofensivo, mas com pouca experiência do ponto de vista defensivo, com o defesa do Manchester United, Harry Maguire, e o médio do Manchester City, Jack Grealish, entre as principais ausências.
"Há alguma deceção, mas haverá muita emoção com os jogadores que selecionámos e com alguns dos jogadores que significam que temos um aspeto diferente em termos de forma de jogar", disse Southgate aos jornalistas na passada quinta-feira.
"Acho que as pessoas vão ficar cativadas com isso. Para alguns (jogadores), tiveram poucas oportunidades de jogar em Wembley e isso é extremamente emocionante para eles. Estou a tentar comportar-me de forma respeitosa por causa dos jogadores que foram embora hoje (ontem). Mas também estou muito entusiasmado com o plantel", acrescentou.
As lesões afetaram a seleção na defesa, com Maguire, que tem 63 jogos e sete golos pela Inglaterra, a ficar de fora depois de não ter recuperado de uma lesão muscular a tempo do torneio.
Southgate admitiu que a ausência de Maguire poderia reduzir a força aérea da Inglaterra, mas sublinhou que os outros defesas da equipa tinham outros atributos valiosos que compensariam essa ausência.
"Acho que todos os centrais do grupo estão prontos. Todos eles já tiveram experiência connosco. Ezri (Konsa) fez uma excelente temporada. Marc (Guehi) é o que teve mais oportunidades conosco. Já vimos o que ele pode fazer há algum tempo", considerou.
"Vamos ser diferentes. Vamos sentir a falta da presença aérea do Harry. Não há dúvida quanto a isso, mas há mais velocidade nos outros jogadores, por isso todos têm atributos diferentes", destacou.
A Inglaterra defronta a Islândia num jogo amigável na sexta-feira, antes de iniciar a sua campanha no Euro-2024 contra a Sérvia, a 16 de junho.