Southgate destaca "bons desempenhos" apesar da derrota de Inglaterra
Recorde as principais incidências
A equipa da casa, uma das favoritas para o Euro-2024, impressionou em alguns momentos, mas teve alguns momentos instáveis na defesa e sentiu dificuldades para criar situações de golo evidentes frente a uma bem organizada seleção do Brasil.
O jogo parecia encaminhar-se para um empate sem golos até que Endrick, de 17 anos, marcou aos 80 minutos, depois de ter saído do banco.
A derrota é um rude golpe para o selecionador inglês Southgate, que tem apenas mais um jogo, contra a Bélgica, na terça-feira, antes de definir a sua equipa para o Euro 2024, na Alemanha.
"Houve muitos desempenhos muito bons. É um jogo de alto nível e controlámos longas partes do mesmo", disse Southgate ao Channel 4.
"Tivemos tantas tentativas de golo como eles, mas no final é aquele momento implacável que decide o jogo. Tivemos muitos jogadores a entrar em campo, algumas estreias e alguns desempenhos individuais muito importantes para nós".
A Inglaterra não contou com vários jogadores importantes, incluindo o capitão Harry Kane e Bukayo Saka, do Arsenal, devido a lesão, mas o avançado do Newcastle, Anthony Gordon, impressionou na sua estreia, enquanto o defesa do Aston Villa, Ezri Konsa, e o jovem prodígio do meio-campo do Manchester United, Kobbie Mainoo, fizeram as suas primeiras aparições depois de saírem do banco de suplentes.
"Esta noite foi o melhor dia da minha vida", disse Gordon à BBC.
"Imaginei-o de forma um pouco diferente, com uma vitória e um golo. Achei que éramos a melhor equipa, mas faltou-nos a vantagem que eles tiveram no final. Este é o meu sonho a longo prazo. Realizá-lo significa tudo para mim".