Southgate preocupado com a falta de tempo de jogo de Maguire e com Toney
Maguire, que se tornou o defesa mais caro do mundo quando o Manchester United o contratou, já não é titular no clube, apesar de ter sido nomeado capitão da equipa. O jogador caiu na hierarquia atrás de Lisandro Martinez, Raphael Varane e Victor Lindelof, tendo até o lateral-esquerdo Luke Shaw jogado no centro da defesa, deixando Maguire com apenas sete partidas no campeonato nesta temporada.
"Inevitavelmente, não é uma situação que possa continuar para sempre", disse Southgate, que deu a Maguire mais de 50 jogos pela Inglaterra e o incluiu nos convocados para a fase de qualificação do Euro-2024 no próximo mês.
"Temos em Marc Guehi, Lewis Dunk e Tyrone Mings jogadores que estão a jogar bem sem as mesmas experiências de futebol europeu de clubes ou de futebol internacional. Mas temos de continuar a procurar concorrência nessa zona do campo", continuou.
Southgate também se mostrou preocupado com o facto de o castigo de Toney, avançado do Brentford, por ter violado as regras de apostas da Federação Inglesa de Futebol o ter deixado sem o apoio necessário para a sua reabilitação.
"O que me incomoda é que temos de cuidar das pessoas. Ele está lesionado neste momento, o que é que ele faz para ficar em forma?", disse Southgate. "Não gosto da ideia de deixarmos alguém sem poder fazer parte da comunidade futebolística, não acho que seja assim que devemos trabalhar. Não creio que seja assim que os melhores programas de reabilitação funcionem".