Steve Clarke renova e vai liderar a Escócia até ao Mundial-2026
A Escócia inicia a campanha de qualificação rumo ao Euro-2024 frente ao Chipre, no sábado, e recebe a Espanha três dias depois.
Steve Clarke, de 59 anos, pretende levar o seu conjunto de volta a um grande torneio internacional, depois da participação no Euro-2020, naquela que foi a primeira presença desta seleção na fase final de um evento principal desde 1998.
O antigo treinador de West Brom e Reading disse estar "orgulhoso" por renovar o seu contrato com a Escócia.
"O foco imediato é assegurar um início positivo na nossa campanha rumo ao Euro, contra o Chipre, que foi o nosso adversário no meu primeiro jogo ao comando da seleção, em 2019", sublinhou o selecionador.
"Quando escolhemos os convocados para os dois jogos, falei com os meus assistentes sobre a evolução da qualidade e da profundidade do nosso plantel durante estes quatro anos", acrescentou.
Ian Maxwell, responsável da Federação Escocesa de Futebol, assegurou que a decisão foi uma das "mais fáceis" durante o seu período na função.
"O Steve uniu a nação pelo sucesso da seleção masculina e, como estamos ansiosos pela nova campanha rumo ao Euro-2024, era importante demonstrarmos o nosso compromisso em relação ao Steve e à sua equipa, reconhecendo a continuidade que tem sido chave para o nosso desenvolvimento nos últimos anos", apontou.