Thomas Delaney: "A minha experiência pode ser útil para a equipa"
Acompanhe as principais incidências da partida
Uma placa metálica e nove parafusos no ombro permitiram-lhe ficar inteiro. Mas, apesar de o seu corpo ter sofrido, evitou fazer parte dos problemas de jogo que a seleção sofreu durante grande parte das eliminatórias para o Campeonato da Europa.
"É possível que eu tenha chegado com menos preocupações. É possível que isso tenha alguma razão de ser. Mas não vejo nenhum rosto preocupado entre os outros aqui", disse Delaney da concentração da seleção em Helsingør.
"Mas acho que a minha experiência pode ser útil para a equipa. Já passei por muita coisa e conheço os mecanismos, os sistemas e o Kasper. Sei o que se espera de mim e o Kasper sabe o que pode esperar de mim", acrescentou.
Esta declaração está em sintonia com a forma como Kasper Hjulmand encara o regresso do seu enérgico motor do meio-campo à seleção. Delaney é garantia de elevar a sua equipa dentro e fora do campo.
"Ele significa muito. Thomas é um dos jogadores com quem trabalhei que mais espaço ocupam", diz Hjulmand.
"Quando digo que avaliamos os jogadores com base no que eles fazem por si próprios e no que fazem pelos outros na equipa, ele é um dos que melhora muito a sua equipa, estendendo a mão aos outros e ajudando os que o rodeiam", reforçou.
No futebol juvenil, este tipo de jogador é rotulado de jogador de equipa. São apreciados pelos treinadores e pelos colegas de equipa, enquanto os espectadores podem não reparar tanto no jogador. Isto também acontece com Delaney, segundo o treinador nacional.
"Por vezes, esquecemo-nos de que o Thomas não é só energia, é também um bom jogador de futebol e é muito importante. Quando ele tem as suas pernas e o seu físico, é extremamente importante", diz Hjulmand.
Thomas Delaney está obviamente feliz por voltar a vestir a camisola da Dinamarca. Aos 32 anos, o jogador do Anderlecht tem 73 internacionalizações e quer fazer ainda mais à sombra dos seus companheiros, que podem brilhar individualmente.
"Como jogador, tento refletir o sucesso da equipa. Quero fazer com que os meus colegas de equipa sejam melhores. Tenho a teoria de que se a minha equipa jogar bem, então eu joguei bem - e vice-versa. É assim que eu jogo", defendeu Delaney.
A Dinamarca enfrenta a Eslovénia em Parken na sexta-feira. Uma vitória colocará a Dinamarca na fase final do Campeonato da Europa do próximo ano. Um empate ou uma derrota pode adiar a qualificação até à última ronda na Irlanda do Norte, na segunda-feira.