Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ucrânia vai receber Macedónia do Norte em Praga, na República Checa

Letna será o estádio da seleção ucraniana por um jogo
Letna será o estádio da seleção ucraniana por um jogoProfimedia
Os jogadores de futebol da Ucrânia vão jogar o seu próximo jogo de qualificação para o Campeonato da Europa em casa, contra a Macedónia do Norte, a 14 de outubro, no Estádio Sparta, no bairro de Letná, em Praga, foi anunciado esta quarta-feira. Os ucranianos têm de jogar os seus jogos em casa num asilo devido ao facto de o seu país estar a enfrentar um ataque militar russo. As famílias das vítimas de guerra chegarão para o jogo em Letna.

Além do Letna, o estádio do Slavia em Eden também esteve em discussão. No início de agosto, Jaroslav Tvrdík, presidente do conselho de administração do clube, propôs à seleção ucraniana que o emblema de Vršovice assumisse os custos da estadia da equipa. Letná, no entanto, acabou por ter a preferência.

"Durante muito tempo, fomos convidados a jogar na República Checa. Quero agradecer a este país por ter ajudado a Ucrânia durante a guerra com a Rússia. Gostaria também de agradecer à Associação de Futebol da República Checa pela sua frutuosa cooperação. Um agradecimento especial ao Slavia pelas suas ações de apoio à Ucrânia durante os jogos europeus", afirmou o vice-presidente da associação ucraniana, Vadym Kostyuchenko.

"A República Checa tem servido de refúgio a muitos dos nossos compatriotas, pelo que estou certo de que a nossa seleção nacional receberá um apoio tão forte em Praga como recebeu em Wroclaw durante o jogo contra a Inglaterra", acrescentou.

Famílias das vítimas também vão a Letná

Letná tem capacidade para acolher cerca de 19 000.espectadores.

"Graças à Associação Ucraniana, o jogo em Praga contará tradicionalmente com a presença das famílias dos adeptos que morreram a defender a Ucrânia. Os familiares dos nossos heróis poderão assistir ao treino da seleção nacional e falar com os jogadores e os treinadores da equipa. O pessoal militar ucraniano que está a recuperar de ferimentos na República Checa também assistirá ao jogo", disse Kostyuchenko.

Esta é a primeira vez que uma equipa nacional ou um clube da Ucrânia se refugia na República Checa desde o início da invasão russa. A última vez que a equipa nacional jogou um jogo em casa foi em Wroclaw, na Polónia, onde estiveram presentes cerca de 39.000 espectadores. Antes disso, a equipa tinha um asilo em Trnava.

"Estamos muito satisfeitos por criar um cenário para a equipa nacional ucraniana durante o próximo período nacional. Para o clube, continua a ser a forma como nos apresentamos há muito tempo. Desde o início do conflito na Ucrânia que temos tentado ajudar. Logo no início do conflito, tivemos aqui uma corrente de vinte e quatro horas, com as receitas a reverterem a favor da Ucrânia. Nas últimas semanas, recebemos crianças da região de Donetsk no nosso campo", disse o diretor de comunicação do Sparta, Ondřej Kasík, aos jornalistas.

Ondřej Kasík disse ainda que a equipa ucraniana vai usar as instalações do clube.

"Quanto à influência no regime da equipa A, não deve haver nenhuma. A Ucrânia vai utilizar os serviços do Sparta, não estamos a falar apenas do programa pré-jogo e de um jogo específico. Era importante para nós apresentar uma forma de cooperação mais abrangente. O modelo financeiro da cooperação foi concebido de forma a ser benéfico para ambas as partes", afirmou Kasík.

O jogo em Letná está marcado para 14 de outubro, às 14:00. Os ucranianos estão em terceiro lugar no seu grupo de qualificação, com os mesmos pontos que a Itália, segunda classificada, e a Macedónia do Norte, quarta classificada.

Siga o Ucrânia-Macedónia do Norte no Flashscore