Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

UEFA avisa Inglaterra de que pode ser excluída da organização do Euro-2028

Reuters
A UEFA é contra os planos do governo britânico
A UEFA é contra os planos do governo britânicoDenis Balibouse / Reuters
A UEFA avisou o Governo britânico de que a Inglaterra corre o risco de ser excluída da organização do Euro-2028 se o primeiro-ministro Keir Starmer avançar com os planos de criação de um organismo que regule o futebol masculino, noticiaram os media britânicos no sábado.

Numa carta dirigida à Secretária de Estado da Cultura, Lisa Nandy, obtida pelo The Times e pela BBC, o Secretário-Geral da UEFA, Theodore Theodoridis, afirma que "não deve haver interferência do governo na gestão do futebol".

De acordo com a carta, Theodoridis advertiu contra os planos delineados no Discurso do Rei para dar ao novo regulador o poder de supervisionar os clubes das cinco principais ligas de Inglaterra, afirmando que a independência do jogo era um "requisito fundamental".

"Uma área particular de preocupação decorre de um dos requisitos fundamentais da UEFA, que é o facto de não dever haver interferência governamental no funcionamento do futebol", escreveu Theodoridis: "Temos regras específicas que impedem que isso aconteça, de forma a garantir a autonomia do desporto e a equidade da competição desportiva; a sanção final seria a exclusão da federação da UEFA e das equipas da competição".

O anterior governo anunciou no ano passado a intenção de nomear um regulador, alegando que era necessário proteger os clubes da má gestão financeira e evitar que equipas ricas se juntassem a ligas dissidentes.

O governo de Starmer comprometeu-se a criar a entidade reguladora no manifesto do Partido Trabalhista, após a sua eleição em julho. Theodoridis disse a Nandy que a UEFA está "preocupada com a possibilidade de o IFR (Independent Football Regulator) ser alargado".

A UEFA não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Reuters.

"O projeto de lei sobre a governação do futebol vai criar uma nova entidade reguladora independente do futebol, que voltará a colocar os adeptos no centro do jogo e abordará questões fundamentais de governação para garantir que o futebol inglês seja sustentável para benefício das comunidades de clubes no futuro", afirmou um porta-voz do Departamento para o Digital, Cultura, Media e Desporto num comunicado.

A Inglaterra, a Irlanda do Norte, a Irlanda, a Escócia e o País de Gales vão organizar conjuntamente o Euro-2028.