Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

UEFA tem até sexta-feira para decidir o resultado do Bélgica – Suécia

Bruno Henriques
Vertonghen e Gyökeres disputam a bola
Vertonghen e Gyökeres disputam a bolaAFP
A partida foi abandonada ao intervalo, devido ao ataque terrorista que vitimou dois suecos nas imediações do estádio Rei Balduíno. Belgas não vão forçar a vitória e o resultado não tem consequências de maior na classificação do grupo.

Na noite desta segunda-feira, o futebol passou para segundo plano. Dois adeptos suecos foram mortos em Bruxelas por um homem alegadamente conotado com o autoproclamado Estado Islâmico. Ao saber disto ao intervalo, a Suécia recusou-se a subir ao relvado para completar a segunda parte.

A partida foi abandonada com uma igualdade no marcador (1-1, sendo que Gyökeres marcou para os belgas). Uma decisão sensata, mas que agora levanta dúvidas quanto ao resultado de um jogo relativo à qualificação para o Euro-2024.

De acordo com o regulamento da UEFA (artigo 29), uma partida suspensa tem de ser retomada o mais rapidamente possível. O aconselhado é no dia seguinte, sem público e no mesmo estádio, mas foi impossível, uma vez que a Suécia decidiu imediatamente retornar a Estocolmo nessa noite.

Adeptos suecos ao aperceberem-se do sucedido
Adeptos suecos ao aperceberem-se do sucedidoAFP

Em seguida, a UEFA diz que será então preciso encontrar uma nova data. Existe uma pausa internacional em novembro e, a Bélgica teria disponibilidade (defronta o Azerbaijão para fechar a qualificação e tem um particular com a Sérvia que poderia ser desmarcado), mas os suecos não (defrontam a seleção azeri e a Estónia, em jogos oficiais).

A ideia de três jogos numa paragem internacional não parece realista e a UEFA tem de ter a qualificação fechada até 2 de dezembro, data do sorteio da fase de grupos do Europeu.

Posto isto, a decisão terá de ser tomada até sexta-feira. E será algo sem precedentes, já que nenhum jogo foi interrompido por atentados terroristas. Em 2015, França e Alemanha digladiavam-se em Paris enquanto decorria o atentado no Bataclan, mas a partida chegou ao fim.

Teoricamente, a Suécia pode acabar derrotada, uma vez que foram os nórdicos a não querer jogar, mas parece uma resolução improvável. A própria federação belga garantiu que não vai insistir na vitória e que pretende que o jogo termine empatado.

Um factor a favor é que a partida não tem implicações desportivas. A Bélgica tem o primeiro lugar praticamente garantido, tal como a posição no pote 1 do sorteio da fase de grupos (era preciso perder com o Azerbaijão e a Hungria golear nos jogos que falta). A Suécia já está eliminada da hipótese de se apurar diretamente

A classificação do Grupo F
A classificação do Grupo FFlashscore