Van Dijk admite fase de grupos fraca e atira: "Talvez nos tenhamos sobrestimado"
Os neerlandeses foram fortemente criticados depois de terem perdido por 3-2 com a Áustria em Berlim, na terça-feira, o que os deixou em terceiro lugar no seu grupo, mas passaram aos oitavos de final como um dos melhores terceiros classificados.
"Compreendo perfeitamente as críticas", disse Van Dijk em conferência de imprensa na sexta-feira.
"Não sou estúpido, também sei que posso fazer melhor e que devia ser melhor, e é nisso que estou a trabalhar. Não fiz o meu melhor jogo contra a Áustria. Isso afeta-me, mas também acho que, no geral, as coisas podem e devem ser melhores. Toda a equipa não correu bem, mas eu olho primeiro para mim. Eu poderia ter feito muito mais".
A equipa neerlandesa, que teve folga na quinta-feira, voltou ao trabalho na sexta-feira para preparar o próximo jogo contra a Roménia, em Munique, na terça-feira.
"Talvez nos tenhamos sobrestimado. Muito tinha de ser dito e tivemos de analisar muito. As coisas correram mal contra a Áustria. Foi muito mau. Falámos de muitos aspetos, agora temos de os mostrar", atirou Van Dijk.
"Não foi na tática que as coisas correram mal. Foi sobretudo a vontade de ganhar, de ganhar a segunda bola. Não é preciso falar sobre isso com os treinadores, os jogadores têm de o fazer entre si. Portanto, falámos sobre isso... e com palavras duras".
Para abrir os olhos
"Foi uma experiência que abriu os olhos, mas se continuarmos da mesma forma, não temos mais nada a fazer aqui", afirmou ainda o capitão dos Países Baixos.
"Isso precisa mudar rapidamente, caso contrário, ficaremos sentados em casa pensando no que poderia ter acontecido. Não é isso que queremos", concluiu.