Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Zaynutdinov, o rosto da esperança do Cazaquistão

Andreas Adamsen
Para além da velocidade, Bakhtiyor Zaynutdinov é também um jogador geralmente forte fisicamente.
Para além da velocidade, Bakhtiyor Zaynutdinov é também um jogador geralmente forte fisicamente.Profimedia
Ninguém é mais importante na seleção do Cazaquistão do que Bakhtiyor Zaynutdinov. O cazaque de 25 anos é incrivelmente versátil e, durante as férias de verão, trocou uma vida no CSKA Moscovo, por um contrato com o gigante turco Beşiktaş JK.

Para a maioria dos futebolistas, é verdade que se pode atribuir-lhes uma posição. Ou uma muito específica, como Robert Lewandowski, que é um avançado, ou um termo um pouco mais abrangente, como Federico Valverde, que é um médio.

Não é esse o caso da maior estrela do futebol do Cazaquistão, Bakhtiyor Zaynutdinov, de 25 anos. O cazaque joga em quase todas as posições possíveis em campo e é uma espécie de pioneiro do futebol daquele país.

Desde as férias de verão, Zaynutdinov tem jogado no Beşiktaş, algo tão raro como um jogador cazaque num grande clube europeu.

A sua carreira começou no modesto FC Taraz , um clube maioritariamente de meio da tabela na principal liga do Cazaquistão, cujo momento de glória foi em 1996. Mas, depois de uma estreia relâmpago em 2017, quando Zaynutdinov marcou sete golos em 27 jogos, mudou-se para a capital, onde o Astana o aguardava.

Aqui, Zaynutdinov continuou a sua boa forma e a sua boa evolução, marcando seis golos em 35 jogos pelo dominador do futebol do país, que venceu o campeonato cazaque pelo quinto ano consecutivo, e depois foi para a liga que durante muitos anos acolheu os mais talentoso daquela antiga república soviética: a Rússia. 

Depois de duas grandes épocas no seu país natal, o Rostov chamou-o. Também aqui, em Rostov-on-Don, Zaynutdinov impressionou, de tal forma que o CSKA de Moscovo bateu à porta em agosto de 2020. O cazaque conseguiu um contrato de cinco anos, naquele que é o segundo maior negócio de sempre para um jogador cazaque, apenas superado por Alexander Merkel, que, com raízes alemãs, não é de origem étnica cazaque como Zaynutdinov.

Os números de Zaynutdinov
Os números de ZaynutdinovFlashscore

Já em novembro de 2022, Zaynutdinov foi associado a uma grande mudança europeia quando foi associado à Atalanta, mas a mudança nunca se concretizou e, em vez disso, em agosto, Zaynutdinov foi apresentado como um novo homem no grande clube turco Beşiktaş, onde o versátil cazaque já fez 10 jogos.

A versatilidade é um dos maiores pontos fortes de Zaynutdinov. Veloz jogou em nada menos que 10 posições em sua carreira até agora, variando de defesa-central a ala e avançado.

Na seleção nacional, Zaynutdinov é atualmente, de longe, a maior estrela, jogando normalmente na ala ou como médio ofensivo com muita liberdade criativa. Com 12 golos em 32 jogos internacionais, Zaynutdinov já está a apenas um golo de igualar o recorde de golos atualmente detido por Ruslan Baltiyev.

Um desses 12 golos foi marcado no terrível jogo em Astana, onde uma segura vantagem dinamarquesa de 2-0 se transformou numa vitória por 3-2 para as tropas cazaques, e foi Zaynutdinov quem deu o pontapé de saída para a reviravolta com o seu golo reduzido.

Com a versatilidade de Zaynutdinov, o seu grande nível na seleção nacional e a sua experiência cada vez maior nos grandes palcos europeus, o cazaque de 25 anos será o homem a quem as tropas de Kasper Hjulmand terão de prestar atenção no Parken no sábado à noite. Caso contrário, Eriksen e companhia correm o risco de acertar em cheio no pescoço do pioneiro do futebol cazaque, como aconteceu no país da Ásia Central no final de março.