Clássicos do futebol: Há 11 anos, Brasil dava baile à Espanha no Maracanã
Dá para afirmar que, até à vitória do último sábado diante da Inglaterra, em Wembley, o atropelo diante da Espanha, no Maracanã, era o último grande triunfo da seleção brasileira contra adversários europeus. Na competição que serviu de preparação para o Mundial em casa, o Brasil venceu a final por 3-0, numa exibição monumental.
Veja a tabela completa da Taça das Confederações de 2013
Depois de uma campanha perfeita, em que bateu Japão, México, Itália e Uruguai, a equipa de Felipão chegou à final questionado por não apresentar grande futebol. O adversário também aumentava a desconfiança, já que a Espanha era a atual campeã do mundo (2010) e bicampeã da Europa (2008 e 2012).
Noite mágica no Rio
O que se viu na noite de 30 de junho de 2013, no Maracanã, foi algo arrebatador. Logo aos dois minutos, Fred encobriu Iker Casillas praticamente deitado na pequena área. Muito agressivo na marcação alta e empurrado por um estádio com um clima único, o Brasil não deixou a Espanha respirar, muito menos impor o seu estilo de posse de bola.
Antes do intervalo, Neymar marcou e encheu de esperança o adepto brasileiro, que colocava as suas fichas no jovem de 21 anos como novo comandante da canarinha. A meio da segunda parte, Fred fez o terceiro e completou a festa. Defensivamente, o ponto alto foi David Luiz, que salvou um golo em cima da linha.
O resultado incontestável diante da seleção mais vencedora daquele período deu moral ao Brasil e criou uma sensação falsa para o Mundial. Um ano depois, todos lembram o que aconteceu: o Brasil foi goleado por 1-7 pela Alemanha em casa e registou o momento mais negro da sua história.
Brasil x Espanha: quem venceu mais vezes?
Brasileiros e espanhóis têm um histórico relevante de duelos importantes, sobretudo em Mundiais. Ao todo, foram nove jogos (5 em Mundiais) entre os dois países. O Brasil venceu 5, empatou 2 e perdeu 2.
Na conta, foi tido em consideração aenas os jogos das seleções principais. No futebol olímpico, por exemplo, os dois países enfrentaram-se três vezes, incluindo a final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, na qual o Brasil ficou com o ouro.