Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Calendário sem espaço para a Finalíssima entre Espanha e Argentina

Sergio Ramos remata contra Willy Caballero no último jogo entre Espanha e Argentina no Metropolitano
Sergio Ramos remata contra Willy Caballero no último jogo entre Espanha e Argentina no MetropolitanoČTK / AP / Paul White
Com a Espanha matematicamente qualificada para os quartos de final da Liga das Nações, o calendário está definido para os próximos meses, mas ainda há dúvidas quanto à data do desafio entre o campeão europeu e o campeão sul-americano.

Em novembro,a Espanha tem pela frente mais dois jogos da fase de grupos da Liga das Nações, nos quais irá lutar pelo primeiro lugar do grupo. No dia 15, visita a Dinamarca em Copenhaga e, no dia 18, recebe a Suíça em Santa Cruz de Tenerife. Depois disso, não haverá jogos da seleção nacional até março.

Espanha disputará os quartos de final da competição a duas mãos nos dias 20 e 23 desse mês, com a equipa que terminar em primeiro lugar do seu grupo a jogar o segundo jogo em casa. Se se qualificar, a Espanha disputará a Final Four da Liga das Nações de 4 a 8 de junho.

As eliminatórias europeias para o Campeonato do Mundo de 2026 serão sorteadas a 13 de dezembro, mas a Espanha só começará a jogar em setembro de 2025. O primeiro jogo será disputado entre 4 e 6 de setembro de 2025.

E o duelo com a Argentina?

Mas ninguém ignora que se avizinha um jogo muito bonito, que se disputou em 1985 e 1993 e que foi relançado em 2022 com o Argentina-Itália ganho pela Albiceleste em Wembley: a Taça dos Campeões Conmebol-UEFA, popularmente conhecida como Finalissima. Um desafio entre as duas melhores equipas do planeta, a campeã europeia (Espanha) e a campeã sul-americana (Argentina), que é também, nesta ocasião, a campeã do mundo.

O problema é que, de momento, não há data marcada para o jogo, nem local, embora a lógica dite que será na América do Sul, porque a última edição teve lugar em Londres. A exiguidade do calendário significa que a Finalissima tem de ser organizada num calendário apertado e, mesmo assim, é difícil encontrar uma vaga.

Na eventualidade, de a Espanha não passar dos quartos de final da Liga das Nações e estar disponível para defrontar a Albiceleste entre 4 e 6 de junho, também não seria possível, uma vez que a Argentina visita o Chile a 4 de junho e recebe a Colômbia a 7 de junho, em jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.

Dado que todas as datas disponíveis para as selecções em setembro, outubro e novembro de 2025 estão comprometidas, com a Espanha a ter de disputar os seis jogos de qualificação (a Argentina teria outubro e novembro de folga) para se qualificar para o Campeonato do Mundo que será organizado pelos Estados Unidos, Canadá e México em 2026, restam poucas opções.

De 26 a 31 de março de 2026?

Uma, pouco provável, é sobrepor a Finalissima ao Campeonato do Mundo de Clubes, que se realiza nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.

A outra leva-nos a 2026. A janela entre 26 e 31 de março seria uma opção, desde que tanto a Argentina como a Espanha se qualificassem diretamente para o Mundial e não tivessem de disputar os play-offs realizados nessas datas.

A equipa de Scaloni está em vias de se qualificar. Na CONMEBOL, os seis primeiros se classificam e o sétimo colocado disputa um play-off intercontinental como repescagem. Atualmente, a Albiceleste está em primeiro lugar com 22 pontos, dez pontos à frente da Bolívia, sétima colocada, com 24 pontos a serem disputados.

No caso da seleção de Luis de la Fuente, os grupos europeus ainda não foram sorteados, então é difícil dizer o que acontecerá. Mas dado o potencial da Espanha, atual campeã da Liga das Nações e do Campeonato Europeu, é lógico que ela se classifique como vencedora do grupo.

Outra solução poderia ser a realização da Finalissima na janela para os amigáveis pré-Campeonato do Mundo, no final de maio ou no início do mês seguinte em 2026, uma vez que o Campeonato do Mundo arranca a 11 de junho.