Ednaldo Rodrigues recebe apoio de FIFA e CONMEBOL após visita de representantes
Emilio Garcia reforçou o apoio da FIFA a Ednaldo Rodrigues, salientando em declaração que o presidente foi eleito pelo futebol brasileiro. A visita do representante também foi acompanhada por Rodrigo Aguirre, gerente jurídico da CONMEBOL.
"Ficamos contentes e aliviados com a decisão do Supremo Tribunal, que restabeleceu o presidente Ednaldo. O mais importante para a FIFA e para a CONMEBOL é que o futebol brasileiro escolheu o presidente Ednaldo, é a Assembleia Geral da CBF que tem competência para isso", observou o diretor jurídico da FIFA, em declaração.
A CBF corria o risco de ser suspensa pela FIFA caso a intervenção na entidade persistisse, uma vez que a entidade que reconhecia a determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, havia destituído Ednaldo por considerar ilegal a Assembleia Geral que apontou o baiano como presidente.
A decisão tomada pelo ministro Gilmar Mendes foi motivada também pelo risco que a seleção brasileira corria de ficar fora da disputa do torneio Pré-Olímpico da Venezuela, comprometendo uma possível presença nos Jogos Olímpicos de Paris.
A FIFA é extremamente contrária a interferências externas na administração do futebol, o que poderia gerar uma suspensão do futebol brasileiro em competições organizadas pela FIFA e pela CONMEBOL.