Paris-2024: Espanha vence ao ritmo de Bonmatí (2-1), Lacasse marca na vitória do Canadá (2-1)
Espanha 2-1 Japão
Paris é uma cidade para desfrutar. Para aprender. Para sofrer... especialmente quando se trata de futebol e dos Jogos Olímpicos. A Espanha experimentou a frase anterior em primeira mão durante a sua estreia em Paris-2024. O Japão, uma equipa que já tinha derrotado (e goleado por 4-0) no Campeonato do Mundo de 2023, foi mais uma vez um osso duro de roer.
As japonesas iniciaram o jogo com um golo de Aoba Fujino (12'), na cobrança exímia de um livre direto, que foi um duro golpe para a equipa de Montsé Tomé. No entanto, a Espanha recuperou rapidamente da desvantagem e Aitana Bonmatí, com a sua magia e qualidade habituais, empatou o jogo com um golo impressionante.
Na segunda parte, o Japão teve a primeira oportunidade e voltou a assustar a baliza protegida por Cata Coll. Paredes, mais tarde, respondeu com outro golo. Aos 52 minutos, La Roja pediu uma grande penalidade por um possível toque de mão da defesa japonesa. No entanto, não foi assinalada qualquer infração.
A Espanha manteve o ritmo do início da segunda parte e, depois de muito tentar, chegou ao 2-1 por intermédio de Mariona Caldentey, aos 71 minutos. Mariona protagonizou uma excelente jogada individual com Aitana e colocou a bola colada ao poste, inalcançável para a guarda-redes japonesa.
Como esperado, o Japão entrou com tudo na fase final do jogo. As asiáticas atacavam com intensidade, enquanto a Espanha procurava dormir com a bola com mais calma. A Espanha, apesar do poderio físico do Japão, conseguiu dominar e controlar a partida, conquistando uma vitória difícil na sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Canadá 2-1 Nova Zelândia
No outro jogo de início de tarde, o Canadá levou a melhor sobre a Nova Zelândia, mas também teve de correr atrás do resultado.
Mackenzie Barry colocou as neozelandesas na frente do marcador, aos 13 minutos, uma vantagem que durou até ao último suspiro da primeira parte. Na sequência de um excelente desenho ofensivo das canadianas, a ex-benfiquista Cloé Lacasse empatou a partida.
O domínio do Canadá acentuou-se no segundo tempo e Evelyne Viens acabou por materializar o golo da reviravolta, aos 79 minutos, suficiente para o Canadá amealhar os três pontos na primeira jornada.