Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: França não se livrou do susto com a Colômbia (3-2)

Marie-Antoinette Katoto marcou dois golos contra a Colômbia
Marie-Antoinette Katoto marcou dois golos contra a ColômbiaAFP
A equipa feminina da França começou bem o seu torneio olímpico, com uma vitória por 3-2 sobre a Colômbia, mas o seu desempenho, especialmente na segunda parte, ainda não esteve à altura de uma equipa potencialmente medalhada.

Recorde as incidências da partida

Notas finais das jogadoras
Notas finais das jogadorasFlashscore

A França não teve casa cheia na sua estreia olímpica em Lyon, uma cidade que representa o futebol feminino francês. Mesmo assim, venceram a Colômbia  por 3-2. Mas a vitória pouco fez para esconder as dúvidas da seleção francesa, que esteve perto de uma atuação dececionante, após um segundo tempo que foi quase nulo.

Um começo (quase) perfeito

Ao contrário dos homens, que levaram uma hora para enfrentar os Estados Unidos na quarta-feira à noite, as mulheres de Hervé Renard precisaram de apenas seis minutos para abrir o marcador. A bola cruzada por Wendie Renard no flanco direito fez com que a defesa cafetera se enganasse e Marie-Antoinette Katoto aproveitou para colocar a bola no ângulo da baliza de Katherine Tapia.

A parisiense esteve perto de aumentar o marcador. Após um canto cobrado por Kenza Dali, a atacante cabeceou com força, mas a bola foi demais para Tapia, que fez uma grande defesa por reflexo e mandou a bola para canto (12').

"MAK", por outro lado, teve de agradecer ao VAR momentos depois. Quando Mayra Ramírez obrigou Pauline Peyraud-Magnin a conceder um canto, Katoto desviou a bola com o braço. O VAR verificou, mas não chamou a árbitra (17'). Dali aproveitou o canto de Tapia para duplicar a vantagem da sua equipa com um remate que fez ricochete na trave e entrou no fundo das redes (18').

Apesar da vantagem, a França tinha dificuldade em lidar com os ataques colombianos. Peyraud-Magnin foi salva pelo seu poste direito, enquanto Ramírez levou a melhor sobre Griedge Mbock com um cabeceamento (20').

No entanto, as tricolores estavam mais adiantadas. Kadidiatou Diani falhou o remate decisivo com um cabeceamento à queima-roupa, que não atacou com força suficiente e saiu ao lado do alvo (41'). Foi uma falha que logo foi esquecida, pois foi ela quem cruzou para o cabeceamento imparável de Katoto (42').

Faltou consistência

Tudo estava a correr bem, mas o regresso do intervalo não foi o ideal. Ramírez bateu W. Renard com um gancho para dilatar o marcador. A jogadora do Chelsea foi muito gananciosa e procurou o canto superior, mas não conseguiu acertar no alvo (52'). Com Leicy Santos em movimento, Ramírez cometeu um pénalti após falta sobre Peyraud-Magnin, mas o lance não teve qualquer consequência para a Colômbia. Catalina Usme reduziu a desvantagem num contra-ataque (54').

As dúvidas assolavam a equipa francesa. De costas para o jogo, Manuela Pavi teve tempo de dominar a bola, girar, afastar Sakina Karchaoui e colocar "PPM" com um toque perfeito (63').

Hervé Renard fez duas alterações: Selma Bacha e Sandy Baltimore entraram nos lugares de Karchaoui e Sandy Baltimore (72'). Talvez um pouco tarde. As Cafeteras estavam a ganhar todos os duelos, a causar mais impacto e a encorajarem-se constantemente umas às outras. A falta de compostura de Peyraud-Magnin quase lhe custou caro: a guarda-redes falhou um ressalto, Ramírez intercetou com o pé, mas a sua má finalização salvou as francesas (78').

A França estava em apuros e foi a falha defensiva de Ramírez no calcanhar de Aquiles de Bacha que restabeleceu o controlo. Após uma chamada do VAR, o amarelo transformou-se em vermelho para a melhor colombiana em campo (85'). E mesmo em superioridade numérica, foi preciso um desarme decisivo de Mbock para impedir Linda Caicedo de disputar um lance individual (89').

No início dos 10 minutos de descontos, que viriam a ser 12, Amandine Henry substituiu Diani (90+1'). Depois, Eugénie Le Sommer substituiu Katoto (90+5'). Mas nada mudou. As Bleues começaram o torneio com uma vitória, mas a impressão geral era de dúvida, tanto em termos de conteúdo como de mentalidade.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore