Paris-2024: França oficializa a saída do selecionador feminino Hervé Renard
"Hervé Renard abandona o cargo de treinador dos Bleus", publicou a seleção feminina francesa nas redes sociais.
O anúncio oficial da sua saída surge três dias após o fracasso nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, onde a seleção anfitriã perdeu por 1-0 nos quartos de final com o Brasil, embora se soubesse há meses que o treinador iria abandonar o cargo assim que a participação da França no torneio olímpico de futebol feminino chegasse ao fim.
Nomeado em 30 de março de 2023 para substituir Corinne Diacre, Renard dirigiu 26 jogos, com 17 vitórias, três empates e seis derrotas.
Para além da desilusão dos Jogos, a sua equipa foi também eliminada nos quartos de final do Mundial-2023 pela Austrália, nas grandes penalidades, mas, em fevereiro, conduziu a França à final da Liga das Nações Europeias, que perdeu por 2-0 com a Espanha.
De acordo com várias fontes, o seu sucessor será Laurent Bonadei (54 anos), seu adjunto nos Blues e também na seleção masculina da Arábia Saudita.
Foi também treinador da equipa de juniores do PSG entre 2013 e 2015 e da equipa de reservas do Nice de 2015 a 2019.
"Antecipámos o que está para vir para que esta equipa possa finalmente encontrar a qualidade extra que lhe permitirá estar à altura do trabalho realizado", disse o presidente da FFF, Philippe Diallo, na sexta-feira.
"A escolha foi cuidadosamente pensada, tenho em mente tudo o que será necessário para a equipa francesa no futuro, e isso será anunciado quando chegar a altura", acrescentou.