Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Otimismo reina na Alemanha à partida para França

O selecionador nacional Horst Hrubesch dá um autógrafo a um jovem adepto.
O selecionador nacional Horst Hrubesch dá um autógrafo a um jovem adepto.Profimedia
Primeira paragem em Marselha: a equipa alemã de futebol feminino parte em missão para a conquista de medalhas em França. O choque de Lena Oberdorf é seguido por uma reação rápida de desafio.

Alexandra Popp e Horst Hrubesch satisfizeram pacientemente os desejos dos adeptos antes de partirem para Marselha. A capitã e o selecionador nacional da Alemanha deram autógrafos em frente ao hotel da equipa em Frankfurt Gravenbruch. O jantar de despedida com os dirigentes da federação, Bernd Neuendorf e Andreas Rettig, também foi um prelúdio alegre para a missão da medalha olímpica.

O choque inicial após a grave lesão de Lena Oberdorf já foi digerido. Com a partida para o sul da França, onde o primeiro jogo do grupo contra a Austrália, quarta no Mundial-2023, está marcado para quinta-feira, as jogadoras de futebol finalmente voltaram suas atenções para o futuro - incluindo um desafio do próprio chefe.

"Horst Hrubesch vai encontrar as respostas certas para a grave lesão de Lena Oberdorf. Ele vai preparar a equipa de tal forma que teremos absolutamente uma oportunidade". Quando se vai a um torneio,"quer-se ganhar. Esse é o nosso objetivo", disse Sjoeke Nüsken ao SID antes de viajar. Para Hrubesch, os Jogos Olímpicos devem ser a despedida mais importante.

"Desejo-lhe a melhor das sortes, ele merece. Seria um final digno", disse Neuendorf: "A cereja no topo do bolo". Saviour Hrubesch, que será substituído por Christian Wück após o torneio,"conseguiu uma reviravolta numa situação muito difícil, isso foi fantástico", disse Rettig: "Tenho a certeza de que as raparigas lhe vão agradecer positivamente por isso e fazer cócegas nos últimos pontos percentuais".

Depois do"enorme choque" (Nüsken) com a rutura dos ligamentos cruzados e mediais de Oberdorf durante o ensaio geral contra a Áustria (4-0), isso será necessário - a diferença é enorme. Janina Minge foi convocada no sábado para a mesma posição. "Mais uma vez, vamos juntar todos os nossos recursos para os Jogos Olímpicos", sublinhou Hrubesch:"Queremos e vamos também jogar pela medalha para Obi."

As alternativas "nem sempre são do mesmo nível, admito isso, mas estou muito feliz com elas", disse o treinador de 73 anos. A capitã Popp é uma opção para o meio-campo defensivo, já que foi designada para carregar a bandeira. A defesa Marina Hegering também pode ser deslocada para a frente. O problema é que ambas têm treinado de forma moderada nos últimos tempos e falharam os jogos da fase de qualificação para o Campeonato da Europa, que não tinham qualquer importância desportiva.

No domingo, porém, a dupla embarcou no autocarro para o aeroporto sob um sol radioso, como previsto. Hrubesch já havia demonstrado confiança antes da partida e recentemente falou de uma medida de precaução. Afinal, contra os adversários do grupo olímpico, Austrália, Estados Unidos e Zâmbia,"três seleções de primeira categoria" (Hrubesch), a seleção da Alemanha  precisará dos dois "em ótimas condições físicas".