Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Argentina vence Ucrânia (2-0), Marrocos derrota Iraque (3-0) e estão nos quartos

Ryan Fisher e Danny Clark
Thiago Almada marcou o primeiro golo da Argentina aos 47 minutos
Thiago Almada marcou o primeiro golo da Argentina aos 47 minutosAFP
A Argentina evitou a terceira eliminação consecutiva na fase de grupos do torneio olímpico de futebol, derrotando a Ucrânia por 2-0 no Estádio Groupama, em Lyon, e chegando aos quartos de final pela primeira vez desde 2008. Já Marrocos passou aos quartos dos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde 1972, depois de uma vitória categórica por 3-0 sobre o Iraque, que o classificou como vencedor do grupo B.

Ucrânia 0-2 Argentina

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Grupo B estava totalmente aberto na terceira jornada, com as quatro seleções empatadas com três pontos cada, após as duas primeiras jornadas. A Argentina, que ocupava a primeira posição antes da bola rolar, devido ao saldo de golos, dominou as primeiras trocas de bola, mas transformar esse domínio em ocasiões estava a ser difícil. O avançado Julián Álvarez, do Manchester City, foi, sem surpresa, o jogador mais perigoso durante todo a primeira parte, primeiro ameaçando com um remate à entrada da área, que foi para fora.

A primeira parte, que não teve qualquer remate à baliza até aos 42 minutos, ganhou vida na parte final. Depois de um passe de Thiago Almada, Álvarez rematou ao lado da baliza, enquanto Luciano Gondou não conseguiu marcar no frente a frente com o guarda-redes da Argentina.

Com Marrocos a vencer o Iraque por 3-0 ao intervalo no outro jogo do grupo, a Argentina tinha todas as cartas na mão para a segunda parte, liderando os ucranianos na diferença de golos. A Argentina impôs-se ainda mais aos dois minutos do segundo tempo, quando Almada partiu para o ataque e mandou um belo remate de longa distância que passou por Kiril Fesiun, indefeso, e deu a liderança aos comandados de Javier Mascherano, com Otamendi, central do Benfica, a titular e com a braçadeira de capitão.

O golo sofrido logo no início da segunda parte foi um duro golpe para os ucranianos, que não conseguiram reagir. As substituições não ajudaram muito os ucranianos, assim como a solidez da defesa argentina, que não havia conseguido manter a invencibilidade em nenhuma das duas partidas anteriores dos Jogos.

A eliminação da Ucrânia da competição, que há muito parecia inevitável, foi confirmada nos descontos, quando Claudio Echeverri finalizou na recarga para garantir que a sua equipa passasse para a fase a eliminar, onde um confronto de tirar o fôlego, com a anfitriã França, pode acontecer.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Marrocos 3-0 Iraque

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Com as quatro equipas do Grupo B empatadas com três pontos, Marrocos e Iraque sabiam que só uma vitória garantiria a passagem aos quartos de final. Foi a equipa de Tarik Sektioui que começou com o pé direito e a sua pressão inicial foi recompensada aos 19 minutos, com Amir Richardson a cabecear à queima-roupa após uma brilhante corrida e cruzamento de Achraf Hakimi.

Com a vantagem no marcador, Marrocos ampliou pouco antes da metade do primeiro tempo, quando Soufiane Rahimi reagiu mais rápido dentro da área e converteu uma bola perdida. O jogo não diminuiu e os marroquinos chegaram ao terceiro golo ainda antes do intervalo. Abde Ezzalzouli, que entrou na área pelo lado esquerdo, fez um belo remate em arco e colocou Marrocos a ganhar por 3-0, aos 36 minutos.

Os primeiros minutos da segunda parte foram semelhantes aos da primeira, com a equipa de Sektioui a dominar a posse de bola e a chegar perto através de Ezzalzouli. Mas as ocasiões claras de golo não surgiram para o Marrocos, que não acelerou o ritmo com um pé nos quartos de final.

Depois de ter perdido para os marroquinos na mesma fase em 2004, o Iraque parecia determinado a tentar uma reação no final da partida. No entanto, Ali Jasim viu a sua melhor oportunidade ser bloqueada pela firme retaguarda marroquina, enquanto os comandados de Sektioui avançavam com tranquilidade para garantir a vaga na fase a eliminar e ficar mais perto da primeira medalha em Jogos Olímpicos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore