Paris-2024: De La Fuente apela ao respeito pelo futebol espanhol após o ouro olímpico
Recorde as incidências da partida
De la Fuente dirigiu a equipa de sub-23 há três anos, tendo conquistado a medalha de prata nos Jogos de Tóquio, antes de ser nomeado treinador da seleção principal e de vencer o Euro-2024 no mês passado.
O treinador pediu às pessoas que apreciassem a medalha de ouro que a equipa de Santi Denia conquistou em Paris, a primeira para o país desde 1992, e o trabalho árduo que esteve na sua origem, depois de um verão em que a equipa espanhola de sub-19 também conquistou o título de campeã europeia.
"Não temos consciência do que alcançámos este ano e não damos o devido valor ao futebol espanhol. Vamos acabar com os nossos preconceitos, porque, na verdade, quase nenhuma equipa consegue fazer isto", disse De la Fuente aos jornalistas.
"Também a equipa de sub-19, vice-campeã europeia de sub-21 no ano passado... Vamos dar importância ao que foi alcançado, esta é uma noite histórica, vivemos uma história épica que ficará na história dos Jogos Olímpicos e do desporto espanhol", acrescentou.
O treinador também elogiou Fermin Lopez e Alex Baena, que fizeram parte do seu plantel no Euro-2024 antes de se juntarem à equipa olímpica no mês passado.
Tornaram-se os únicos dois jogadores, juntamente com o francês Albert Rust em 1984, a conquistar os dois títulos no mesmo verão.
"Fermin e Baena são muito generosos. Queriam estar aqui com os seus companheiros de equipa, com uma equipa fantástica treinada por uma equipa técnica maravilhosa", destacou.
O título olímpico de futebol representa também a primeira medalha de ouro num desporto coletivo para a Espanha em 28 anos.