Paris-2024: Espanha (1-3) e Japão (1-0) nos quartos, França a um passo (1-0), Argentina vence (3-1)
França 1-0 Guiné
Os bleus, de Thierry Henry, conquistaram três pontos cruciais em Nice na noite de sábado, colocando-os a um passo da próxima fase do Torneio Olímpico de Futebol. Com a vitória dos Estados Unidos sobre a Nova Zelândia (4-1), a França terá de garantir pelo menos um empate na última partida para seguir em frente.
O golo de Kiliann Sildillia, aos 76 minutos, de cabeça, após um belo cruzamento de Michael Olise da direita, salvou uma equipa francesa que tinha sido dominada durante grande parte do jogo. Os valentes e empreendedores guineenses poderiam ter assumido a liderança várias vezes no jogo, mas o VAR e uma defesa heróica de Lukeba (45+11) decidiram o contrário.
Naby Keïta e Abdoulaye Touré marcaram na primeira parte, mas ambos os golos foram anulados por fora de jogo pelo videoárbitro. Azar para a Guiné, que tinha conseguido nos primeiros 45 minutos incomodar os anfitriões.
O golo do defesa do Friburgo foi um alívio para os bleus, depois de uma partida difícil. A França terá de fazer alguns ajustes táticos na terceira partida, contra a Nova Zelândia, se quiser ir longe no torneio. Os guineenses, por sua vez, ainda têm chances matemáticas de se qualificar: uma vitória por mais de dois golos de diferença contra os Estados Unidos e uma derrota dos neozelandeses contra os franceses garantem uma vaga na próxima fase.
Argentina 3-1 Iraque
Thiago Almada marcou o primeiro golo da Albiceleste aos 13 minutos, após um remate em vólei de Julian Alvarez, mas nos descontos da primeira parte (45' +5) os iraquianos empataram por Aymen Hussein.
A Argentina voltou a liderar o marcador aos 62 minutos, quando Luciano Gondou marcou de cabeça, e Ezequiel Fernandez selou a vitória aos 85 minutos com um belo remate de pé esquerdo da entrada da área.
Os primeiros três pontos mantiveram a equipa de Javier Mascherano viva na competição, permitindo-lhe ultrapassar os iraquianos na classificação e levar um novo fôlego para a terceira e última jornada, quando defrontar a Ucrânia na terça-feira da próxima semana.
O primeiro dia da segunda jornada do Grupo B ocorreu sem incidentes, após a caótica partida de quarta-feira entre Argentina e Marrocos em Saint-Etienne, jogo que foi invadido por adeptos marroquinos e recomeçou duas horas depois.
República Dominicana 1-3 Espanha
A República Dominicana foi sólida ao segurar um empate sem golos na estreia frente Egito no futebol olímpico, embora não tenha conseguido converter nenhum dos 15 remates à baliza. Com poucas oportunidades de golo contra uma Espanha que dominava a posse de bola, os dominicanos tiveram de recorrer mais uma vez a uma defesa estruturada. No entanto, o guarda-redes Enrique Bosl parecia nervoso quando tentava jogar a partir da defesa.
Primeiro, fez uma defesa confortável a um remate de Abel Ruiz, mas não teve a mesma sorte na segunda vez que Fermin López abriu o marcador.
A República Dominicana não se fechou em copas após o golo sofrido, mas recuperou e fez história ao marcar o primeiro golo da sua história nos Jogos Olímpicos, quando Angel Montes De Oca empatou ao cabecear o canto cobrado por Edison Azcona, superando o guarda-redes espanhol Arnau Tenas, mas a alegria durou pouco, pois Azcona foi expulso por um pontapé em Pau Cubarsi nos descontos do primeiro tempo
Apesar de não estar a vencer ao intervalo pelo 11.º jogo olímpico consecutivo, a Espanha saiu do balneário com um ponto a provar.
Alex Baena, membro da seleção espanhola que disputou o Euro-2024, restabeleceu a vantagem da Roja com um remate que entrou no ângulo, enganando o guarda-redes depois de um desvio de João Urbaez. A 20 minutos do fim, os comandados de Ibai Pérez sofreram o terceiro golo, por intermédio de Miguel Gutiérrez, que rematou à entrada da área.
Com isso, a Espanha apurou-se para a fase a eliminar com uma jornada de antecedência, apesar de ter tido dificuldades contra o Uzbequistão e a República Dominicana.