Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: França elimina Argentina (1-0) num jogo de futebol que acabou em confusão

Mateta celebra com Lacazette
Mateta celebra com LacazetteProfimedia
Os franceses estão nas meias-finais e continuam a lutar pelo sonho da medalha de ouro. Partida decorreu sem grandes problemas, mas no final a emoção transbordou e acabou com duelos primeiro nos relvados e depois no balneário. Otamendi foi titular no adeus da Argentina.

Reveja aqui as principais incidências da partida

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Apesar de uma história rica em confrontos competitivos, o primeiro embate olímpico entre as duas seleções carregava uma camada extra de tensão após as recentes controvérsias. Jean-Philippe Mateta, no entanto, não demorou a aliviar os nervos dentro do Matmut Atlantique, presenteando as bancadas com uma cabeçada perfeita no canto inferior direito após um canto cobrado com perfeição por Michael Olise poucos minutos após o pontapé inicial.

A Argentina estava cada vez mais exposta na defesa, com os Bleus a abrirem caminho em todas as oportunidades, mas a falta de pontaria era difícil de engolir. O jovem guarda-redes Guillaume Restes não teve problemas durante a primeira meia hora, mas teve de estar atento a um remate de longa distância de Ezequiel Fernández, e Giuliano Simeone cabeceou sem marcação a seis metros de distância a partir de um cruzamento improvisado de Cristian Medina, culminando um primeiro período dececionante para os sul-americanos.

Os comandados de Javier Mascherano foram melhores durante boa parte do primeiro tempo, que terminou com uma tabela entre Gerónimo Rulli e Mateta. No entanto, apesar da ascensão gradual da Argentina, o ritmo do jogo era claramente o do país anfitrião. A França não só tinha a vantagem de jogar em casa a seu favor, como também levava para o confronto uma boa fase, tendo marcado seis golos após o intervalo nos três jogos anteriores. Mas Mateta não conseguiu aumentar essa marca, perdendo um remate aos 69 minutos, numa jogada semelhante à que o levou a desempatar a partida. Nos minutos finais, a França pensou que tinha dobrado a vantagem com Olise, mas o árbitro Ilgiz Tantashev mudou o rumo do jogo após uma revisão do VAR, penalizando Maghnes Akliouche por uma falta na jogada.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

O golo anulado acabou por não ter importância, já que a França mostrou superioridade defensiva e limitou a Argentina, alcançando a quarta vitória consecutiva sem sofrer golos. A ambição dos franceses de se tornarem o terceiro país anfitrião a conquistar o ouro olímpico no futebol desde 1992 continua viva, mas eles terão de superar um Egito invicto no processo. A Albiceleste, por sua vez, continua na mesma situação desde a conquista do ouro em Pequim, há 16 anos.

Nota para um final de jogo quente, com jogadores de ambos os lados e envolverem-se em confrontos. A situação foi inicialmente sanada no relvado, mas as imagens mostraram vários elementos a correrem para os balneários indiciando novo foco de confrontos.