Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Quatro nomes a ter em conta na final de futebol entre França e Espanha

AFP
Jean-Philippe Mateta celebra o primeiro golo da sua equipa durante o jogo de futebol das meias-finais masculinas entre a França e o Egipto
Jean-Philippe Mateta celebra o primeiro golo da sua equipa durante o jogo de futebol das meias-finais masculinas entre a França e o EgiptoAFP
As maiores estrelas do desporto podem estar ausentes do torneio olímpico de futebol masculino, mas outros deram um passo em frente para causar impacto nas últimas duas semanas.

A AFP Sport destaca quatro jogadores-chave a seguir na final de sexta-feira entre a anfitriã França e a Espanha:

Jean-Philippe Mateta

O avançado do Crystal Palace, de 27 anos, marcou 16 golos na Premier League na última temporada, sendo 14 nos últimos 16 jogos. Apesar destas estatísticas impressionantes, nunca foi provável que fosse convocado para a seleção francesa para o Euro-2024. Mas o treinador Thierry Henry escolheu-o para liderar a França nos Jogos Olímpicos e Mateta teve um grande impacto.

Os quatro golos só são superados pelos seis de Soufiane Rahimi, de Marrocos. Todos os tentos de Mateta foram marcados nos últimos três jogos, sendo um na vitória por 3-0 sobre a Nova Zelândia na última jornada da fase de grupos. Em seguida, Mateta marcou o golo da vitória no quartos de final contra a Argentina, com um belo cabeceamento após um canto, e depois fez dois gols decisivos na meia-final contra o Egito, quando a França saiu na frente e venceu por 3-1 no prolongamento.

Fermin López

No ano passado, o médio do Barcelona, López, de 21 anos, teve uma ascensão notável. O jogador estabeleceu-se como titular do clube, marcando 11 golos em 42 jogos, incluindo um no clássico contra o Real Madrid.

López integrou então a seleção espanhola para o Euro-2024 e fez uma aparição na Alemanha. Depois disso, foi diretamente para os Jogos Olímpicos, onde foi titular em todos os jogos da Espanha, exceto na derrota com o Egipto no último jogo da fase de grupos, quando a qualificação para a fase a eliminar já estava garantida.

López, natural da Andaluzia, marcou quatro golos na campanha da Espanha até à final, incluindo dois brilhantes nos quartos de final contra o Japão e o golo do empate na meia-final contra Marrocos. A França terá de encontrar uma forma de o travar se quiser conquistar o ouro na sexta-feira.

Michael Olise

O jogador não deve demorar muito para ser convocado por Didier Deschamps para a seleção francesa principal. Ele tem sido uma ameaça constante para os adversários na ala direita da França nos Jogos Olímpicos, de onde marcou dois golos, incluindo o terceiro na meia-final contra o Egito. Ele também marcou o golo de empate naquele jogo com uma corrida explosiva desde o fundo.

Olise, 22 anos, chegou aos Jogos Olímpicos depois de se ter transferido do Crystal Palace para o Bayern de Munique por 60 milhões de euros. O corolário de uma época em que fez 10 golos em 19 jogos na Premier League.

Olise nasceu e cresceu em Londres, filho de pai nigeriano e mãe franco-argelina.

Pau Cubarsí

O colega de equipa no Barcelona, Lamine Yamal que foi a sensação do Euro-2024, apesar de ter apenas 17 anos na véspera do triunfo da Espanha na final contra a Inglaterra. O defesa-central Cubarsi é alguns meses mais velho, tendo celebrado o 17.º aniversário em janeiro, mas é, sem dúvida, o jogador mais jovem da equipa olímpica espanhola nomeada pelo treinador Santi Denia.

Revelado pelo Barcelona na última temporada, Cubarsi ficou de fora da lista de convocados da Espanha para o Europeu, mas foi titular nos Jogos Olímpicos como defesa-central e terá um papel fundamental contra o ataque francês formado por Mateta, Olise e o veterano capitão Alexandre Lacazette.

Siga a final olímpica do futebol no Flashscore