Paris-2024: Santi Denia revela os quatro jogadores que ficam de fora da seleção espanhola
Esta lista é composta por 18 jogadores, sendo que os quatro acima mencionados serão os quatro de reserva, no caso de algum dos convocados se lesionar durante o torneio.
O regulamento olímpico permite a substituição de jogadores que se lesionem durante o torneio. Um dos movimentos previsíveis era a ausência de Iturbe, um jogador jovem dos Colchoneros. Arnau Tenas (23 anos), titular no Campeonato Europeu, e Joan García (23 anos), titular do recém-promovido Espanhol, tinham a vantagem.
Descartados na defesa
O excedente na defesa obrigou à dispensa de mais dois jogadores, Juanlu e Mosquera. O lateral-direito teve minutos no Sevilha, mas a versatilidade de Eric Garcia (que este ano jogou como defesa-central à direita num sistema de três defesas) e a seriedade demonstrada por Pubill, numa equipa desastrosa como o Almeria, confirmaram a sua exclusão.
Mosquera, um defesa-central de excelente nível, numa equipa do Valência que tem sido uma revelação na Europa, é ainda mais surpreendente. Chegou-se mesmo a falar de uma convocatória para a seleção principal, mas acabou por não jogar pelos sub-23. É curioso, porque o jogador tem a possibilidade de ser convocado pela Colômbia e, nestes casos, são comuns as "piscadelas de olho" das federações. Claro que essas "piscadelas" costumam ser feitas quando há interesse.
Os descartes no topo
O último descarte deveria ser decidido entre Samu Omorodion (20) e Sergio Camello (23), já que Dani Gómez e Abel Rúiz são intocáveis e a versatilidade de Diego López fez com que ele fosse a melhor opção para ficar. O jogador do Alavés tem tido uma época melhor do que o jogador do Rayo.
Samu marcou nove golos numa época em que tem estado em grande forma e Camello só conseguiu marcar quatro.
Lista definitiva da Espanha
Guarda-redes: Arnau Tenas e Joan García
Defesas: Marc Pubill, Eric García, Crishtian Mosquera, Pau Cubarsí, Jon Pacheco, Miguel Gutiérrez e Juan Miranda.
Médios: Beñat Turrientes, Adrián Bernabé, Álex Baena, Fermín López, Pablo Barrios e Aimar Oroz.
Avançados: Sergio Gómez, Diego López, Abel Ruiz e Samu Omorodion.
Reservas: Alejandro Iturbe, Juanlu Sánchez, Cristhian Mosquera e Sergio Camello.