A brilhar na Colômbia, James não corresponde no Rayo Vallecano
No verão, o Rayo apresentou James Rodríguez como uma das contratações mais importantes do mercado espanhol. O médio chegou a Vallecas depois de uma Copa América quase perfeita. Foi o MVP. Deslumbrou durante vários jogos e levou a Colômbia à final da competição contra a Argentina. Aí, na decisão do título, perderam para a Albiceleste pela margem mínima graças a um golo de Lautaro Martinez no prolongamento.
A contratação de James suscitou dúvidas. Em primeiro lugar, devido à sua idade. Já não era o jovem que encantara o Santiago Bernabéu com os seus golos, dribles e passes perfeitos, nem o jogador maduro que se destacava no Bayern. Era um veterano que, além disso, sofreu vários problemas físicos no São Paulo, no Brasil, que o afastaram dos relvados por vários meses. No total, o colombiano esteve de fora 51 dias no Brasil, um problema que, sem dúvida, afectou as suas hipóteses de continuidade.
Depois, devido à intensidade do sistema tático do Rayo, uma equipa que historicamente joga sem bola e que, sob o comando de Iñigo Pérez, se destacou por ser uma equipa física com um ataque direto.
James Rodríguez vive em duas realidades: por um lado, na Colômbia, ele não pára de se destacar. O jogador veste a camisola tricolor e faz a diferença. Dá assistências, faz golos, marca, lidera. Jogou os dois jogos da qualificação para o Mundial-2026 e acabou por ser protagonista em ambos. No Rayo, ainda não jogou 200 minutos. Tem apenas uma partida como titular e não participou de nenhuma partida completa.
O Cafetero esteve ausente do jogo do Rayo na Copa del Rey contra o Villamuriel (que terminou com uma vitória por 5-0 fora de casa) devido a problemas musculares. "James não é uma decisão técnica, tem um desconforto, esperemos que não seja nada de importante", disse Iñigo Pérez quando questionado sobre a situação do médio.
Na próxima rodada da LaLiga, o Rayo vai a La Cerámica enfrentar o Villarreal de Marcelino. A Colômbia, por sua vez, enfrenta Equador e Uruguai na próxima rodada das eliminatórias sul-americanas. Os Cafeteros estão em segundo lugar na tabela, atrás apenas da Argentina.