Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A intensa batalha de Pep Guardiola e Carlo Ancelotti na Europa

Ancelotti e Guardiola, dois treinadores de prestígio
Ancelotti e Guardiola, dois treinadores de prestígioAFP
São os treinadores com mais vitórias na principal competição europeia e estão numa batalha com capítulos interessantes para esta época.

Quando se pergunta quem são os dois melhores treinadores do mundo, muitos apontam diretamente para Pep Guardiola e Carlo Ancelotti, com 52 e 64 anos, respetivamente. Nasceram em décadas diferentes, mas ambos estão unidos por um historial de sucesso tanto em campo como no banco de suplentes. De facto, as duas últimas edições da Liga dos Campeões estiveram nas mãos de um e de outro - o Real Madrid venceu-a na campanha de 2021/22 e o Manchester City venceu-a na época seguinte.

Não está fora de questão que se voltem a encontrar, desde que ambos os clubes passem à primeira fase (como parece provável). A partir daí, o acaso ditará o resultado. A única certeza é que tanto a equipa italiana como a espanhola pensarão em adversários mais acessíveis para avançar. Se ambas ficarem em primeiro lugar nos seus grupos, o que é pelo menos provável porque já o fazem, evitariam certamente um confronto deste tipo nos oitavos de final.

Ancelotti é o treinador com mais vitórias no prestigiado torneio (em Nápoles, 2-3, alcançou 109). O seu homólogo, em Leipzig, também não teve vida fácil, com Julián Álvarez a entrar no final para fazer o 1-2 antes de Jérémy Doku completar a vitória (1-3). A alegria em solo alemão permitiu a Guardiola assumir o segundo lugar isolado (com 103, mais um do que os 102 de Sir Alex Ferguson).

Arsène Wenger - com 82 e sem qualquer hipótese de ultrapassar esta marca - e José Mourinho - com 77 e, embora ainda em atividade, já não habituado a ouvir este hino icónico - estão em terceiro e quarto lugares. É pouco provável, portanto, que consigam subir na classificação e tudo se centra nas figuras de Carletto (futuro treinador da Canarinha) e Pep, que deverá dar o salto em algum momento.