Aitana e Messi prestam homenagem ao Barça: "referência mundial" e "melhor equipa da história"
Aitana Bonmatí (25 anos) e Leo Messi (36 anos) venceram a Bola de Ouro. Ambos foram decisivos durante todo o Campeonato do Mundo (masculino e feminino) e isso foi um fator decisivo na votação, especialmente no caso do argentino porque era (quase) o seu único trunfo. A média, por seu lado, já tinha deixado a sua marca muito antes do evento realizado na Austrália e na Nova Zelândia, pelo que tinha as credenciais para ser a grande candidata.
Num discurso em quatro línguas diferentes, Aitana elogiou o bom trabalho do Barcelona nos últimos anos: "Obrigada, Presidente (Joan Laporta), por nos ter apoiado quando ninguém acreditava em nós e por me ter dado a oportunidade de ser futebolista profissional. Quem me diria, quando era pequena, que iria jogar num Camp Nou cheio. Somos um clube de referência mundial".
"Nunca imaginei que teria a carreira que tive, que teria alcançado todos os meus objetivos, tudo no futebol. Tive a sorte de estar na melhor equipa da história. Isso tornou tudo mais fácil, ganhei muitos títulos e prémios individuais. Tive muitos momentos maus com a seleção nacional, não consegui, mas nunca desisti. Ganhámos a Copa América, depois o Campeonato do Mundo e isso é o resultado de não ter desistido de tentar", disse o jogador do Inter Miami.
Vale ressaltar que o Barça Feminino foi premiado como o melhor clube do ano. E não é para menos: ganhou a Supertaça de Espanha, a Liga F e a principal competição continental. Não conseguiu repetir o êxito na Taça da Rainha devido a uma escalação incorrecta, mas não há dúvida de que era o principal candidato a levantar o troféu novamente. Com praticamente o mesmo grupo de jogadoras, à exceção de algumas pequenas alterações, a equipa é novamente favorita ao título.